Sete escolas do Grupo Especial abrem os desfiles do carnaval 2019 de São Paulo nesta sexta-feira (1º). Entre os enredos estão homenagens ao Quênia, com uma pitada de “Rei Leão” (Colorado do Brás); ao cinema, com um toque de “Star Wars” (Império de Casa Verde); a uma lenda africana (Mancha Verde), à liberdade (Tucuruvi), aos guerreiros (Tatuapé) e ao sambista Arlindo Cruz (X-9 Paulistana). Veja a ordem dos desfiles:

A Colorado do Brás vai abrir os desfiles com um enredo homenageando o Quênia. O título do enredo, “Hakuna Matata, isso é viver”, é uma frase que ficou conhecida principalmente depois da animação “O Rei Leão”. O carnavalesco Leonardo Catta Preta vai para o terceiro carnaval na agremiação.

A Império de Casa Verde, escola que venceu o carnaval de São Paulo por 3 vezes, vai fazer uma homenagem aos 124 anos do cinema no carnaval de 2019. Na sua estreia, o carnavalesco Flávio Campello vai ter como enredo “O Império contra-ataca”, alusão à saga “Star Wars”.

A Mancha Verde vai contar a história de uma princesa africana no enredo e vai retratar as lutas de Aqualtune pelos direitos dos negros e das mulheres, da escravidão e também da intolerância religiosa. O enredo recebeu o nome de “Oxalá, salve a princesa! A saga de uma guerreira negra”. A ideia do enredo foi sugerida pelo presidente Paulo Serdan e será desenvolvida por Jorge Freitas.

A Acadêmicos do Tucuruvi falará de liberdade no carnaval de 2019. O carnavalesco Dione Leite estreia na agremiação com o enredo: “Liberdade, o canto retumbante de um povo heroico”. O tema fala da luta pela liberdade na história do Brasil desde o descobrimento até os dias atuais.

A Acadêmicos do Tatuapé quer conquistar o terceiro título consecutivo com um enredo falando dos guerreiros. O título é “Bravos Guerreiros – Por Deus, pela honra, pela justiça e pelos que precisam de nós.” No tema, desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Santos, a escola vai falar de guerreiros das páginas da história e também homenagear os brasileiros, considerados guerreiros do cotidiano.

A X-9 Paulistana anunciou que o enredo do carnaval de 2019 em São Paulo será sobre o cantor e compositor Arlindo Cruz, que completa 60 anos em 2019. O enredo será coordenado pelo carnavalesco Amarildo de Mello, que continua pelo segundo ano na X-9 Paulistana.

A Tom Maior terá como tema: “Penso. Logo existo. As interrogações do nosso imaginário na busca do inimaginável”, desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. A escola foi a quarta colocada em 2018, porém com a mesma pontuação da bicampeã Acadêmicos do Tatuapé. Perdeu nos critérios de desempate. Informações do G1 Foto: Alan Morici / G1