Celebridades entre apresentadores, cantores, radialistas e influenciadores digitais, aparecem em uma lista divulgada pelo site The Intercept Brasil como contratados para propagandas de ações do governo Bolsonaro. O relatório, referente aos anos de 2019 e 2020, aponta que a Secretária de Comunicação Especial da Presidência (Secom) enviou 263 notas sobre a realização desse tipo de ação, totalizando R$ 4.846.601,72.
De acordo com a publicação, o maior cachê foi dado a dupla Simone e Simaria para a campanha sobre o Combate à Violência Contra a Mulher, onde as baianas receberam R$ 1 milhão pelo serviço. Outros artistas aparecem na lista dividindo os R$ 696 mil restantes da conta, são eles Datena e Catia Fonseca, da Band, Ana Hickmann, Luiz Bacci e Ticiane Pinheiro, da Record, Nelson Rubens, da RedeTV!, e Lívia Andrade, do SBT. O pagamento foi realizado as emissoras.
Entre as emissoras de TV que aparecem como fontes direcionadas aos gastos da Secom estão a Band, Record, SBT e RedeTV!, a Globo e suas afiliadas ficaram de fora da lista. Já nos casos de Sikêra Júnior, da Rede Tv!, Tino Júnior, da Record, e Marcelo de Carvalho, sócio e vice-presidente da RedeTV!, o pagamento aparece diretamente nos CNPJs dos apresentadores. De acordo com a publicação, alguns nomes receberam até R$ 93 mil para fazer propaganda para o cuidado precoce com a Covid-19. Na lista aparece os nomes de:
- César Filho, da Record – R$ 93,6 mil
- Sikêra Júnior, da RedeTV! – R$ 24 mil
- Marcelo de Carvalho, da RedeTV! – R$ 10 mil
- Milton Neves, da Band – R$ 7,2 mil
- Operação Mesquita, programa do Otávio Mesquita no SBT – R$ 6,3 mil
- Benjamin Back, do SBT – R$ 5,6 mil