Reprodução: Getty Imagens

O SineBahia prevê um crescimento de até 30% nas contratações temporárias em todo estado, no período das festas de final de ano. O percentual é em comparação ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com o serviço, devem ser geradas cerca de 2 mil vagas em todo estado. Andressa Moraes é uma das candidatas a uma dessas vagas. Ela está há a cerca de quatro meses desempregada mas tem esperanças de conseguir uma vaga neste final de ano.

“Tem que perseverar e realmente se dedicar a o que a vaga tem a oferecer”, ressalta. Além das lojas, os shoppings também estão contratando. Em um desses estabelecimentos comerciais de Salvador, quinze pessoas foram contratadas para arrumar a decoração de Natal. Até o final do ano, mais quinze devem ser chamadas. Para o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho do SineBahia, Marcelo Gavião, haverá muitas contratações temporárias nos setores do comércio e serviços, mas também outras vinculadas às atividades de verão.

“Salvador e municípios do sul do estado mobilizam muitas contratações no verão”, explica. A expectativa é também para que muitas pessoas que serão contratadas temporariamente sejam efetivadas logo depois, é o que acredita o diretor da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), Cristian Giuriato. “Se uma pessoa é comprometida e o contratante precisa de um novo funcionário ele certamente vai efetivar a pessoa que está temporária”, diz. “Por isso, até para quem está procurando por uma vaga efetiva é bom se candidatar para uma vaga temporária”, ressalta. G1