Foto : Camila Souza/GOVBA

O sistema ferryboat, que faz travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, opera com atrasos pelo segundo dia consecutivo, nesta terça-feira (19), devido a um reparo na embarcação Ivete Sangalo. Por causa da manutenção, o serviço opera com três ferries: Pinheiro, Anna Nery e Dorival Caymmi.

Além disso, os ferries Zumbi dos Palmares e Maria Bethânia continuam fora de operação, porque passam por vistorias obrigatórias.

As informações são da Internacional Travessias Salvador (ITS), empresa responsável pela gestão do transporte, que acrescentou que os atrasos são de até 15 minutos e ocorrem somente no Terminal de Bom Despacho, em Itaparica.

Segundo a companhia, as embarcações saem com intervalo de uma hora do terminal de São Joaquim, na capital.

Mais de 15 mil pessoas utilizam o sistema ferryboat e cerca de dois mil veículos fazem a travessia diariamente. Em períodos de feriados, o fluxo de passageiros chega a ser três vezes maior.

Na segunda-feira (18), o sistema operou sem quatro embarcações durante a manhã e a situação gerou queixas entre usuários do serviço, que enfrentaram longas filas para viajar. Por volta das 12h, uma das embarcações voltou a funcionar.

De acordo com passageiros, no terminal de Bom Despacho, na ilha, uma fila de veículos incomum se formou nas vias de acesso logo nas primeiras horas do dia, enquanto um grande número de pessoas aguardava para comprar o bilhete de embarque. Os ferries previstos para viagens às 6h30 e 7h não saíram do local.

Após as 7h, os usuários foram informados por profissionais do sistema que as embarcações não saíram por causa de problemas técnicos, e reclamaram por não terem sido comunicados a respeito da situação com antecedência.