Foto ilustrativa

O alto índice de acidentes de trânsito com mortes e feridos é uma preocupação das autoridades em todo o mundo. Com o objetivo de chamar a atenção para o problema e conscientizar a sociedade, a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), iniciou as atividades do Movimento Maio Amarelo nesta segunda-feira (09).

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a campanha é uma ação coordenada entre o Poder Público e a comunidade para colocar em pauta o tema da segurança viária. De acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), em média, cerca de três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas. Em Cruz das Almas, as ocorrências têm aumentado, muitas vezes causadas por imprudências ou falta de cuidado dos condutores de veículos automotores.

No ano passado, a SMTT registrou 154 acidentes de trânsito. Já em abril de 2022 foram 19 ocorrências, o que corresponde a quatro registros a mais em comparação com o mesmo mês de 2021. “Nossa preocupação é em proteger a vida. Muitas tragédias podem ser evitadas com atitudes responsáveis, como o uso de cinto de segurança e capacetes e o respeito às leis de trânsito”, explicou o superintendente Carlos Eduardo.

Considerando o número total de pessoas acidentadas no município que precisaram de atendimento médico no local, os dados são ainda mais preocupantes. De acordo com levantamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cruz das Almas, 256 vítimas foram atendidas pelos socorristas em 2021 por conta de acidentes de trânsito, envolvendo carros, motos ou outros veículos.

Programação

A fim de envolver motoristas, motociclistas, pedestres e os diversos segmentos, a programação planejada pela SMTT começou com panfletagem extensiva nos principais pontos da cidade, além da montagem de um stand temático na Praça Senador Temístocles. Nesta terça-feira (10), foi realizada uma blitz educativa na Praça da Bíblia, que também acontecerá em outros dias em locais de fluxo intenso. Nos próximos dias, estão previstas ações extensivas de ordem e conscientização em escolas.

Já no sábado (14), os agentes de trânsito realizam plotagem com adesivação refletiva em veículos de trabalho, como carroças e carros de recolhimento reciclagem. As ações seguem durante todo o mês e terminam com uma Simulação de Acidente de Trânsito na Praça Senador Temístocles no dia 28 de maio, com a participação de equipes de resgate.

Fonte: Forte na notícia.