Presidente do PT da Bahia, Éden Valadares afirmou na quarta-feira (17) ao Política Livre que o governador Jerônimo Rodrigues vai definir um calendário para as reuniões do conselho político no interior após o Carnaval. O dirigente disse ainda que as conversas entre os partidos aliados sobre o companheiro ou companheira de chapa do vice-governador Geraldo Jr. (MDB) na disputa pela Prefeitura da capital também só terão início após a Quarta de Cinzas.
“Como eu disse no dia do Bonfim, o conselho político não fará reunião antes do Carnaval. E esse assunto, chapa de Salvador, será construído no conselho político. Então, até ele se reunir, traçar um perfil, debater com os partidos aliados, eventualmente analisar pesquisa… antes de tudo isso, qualquer informação não passa de especulação”, declarou Éden.
Para o presidente do PT baiano, somente depois do início dessas conversas é que o partido pretende analisar se indicará o segundo nome da chapa majoritária ao Palácio Thomé de Souza. Durante a reunião ocorrida no último dia 8 entre Geraldo Jr. e membros da direção petista em Salvador e no Estado, além dos vereadores da sigla na capital, o assunto da vice não entrou na pauta.
Sobre as reuniões do conselho político no interior, Éden disse que “a ideia é construir uma agenda após o Carnaval”. O objetivo é que esses encontros aconteçam em municípios de peso eleitoral hoje administrados pela oposição, a exemplo de Camaçari, Feira de Santana e Vitória da Conquista, visando definir candidaturas únicas da base de Jerônimo a prefeito.
Nas duas primeiras cidades, já há um entendimento em torno das candidaturas do secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), e do deputado federal Zé Neto (PT), respectivamente. Já em Conquista, a tendência de momento é que o pleito tenha duas candidaturas da base do governador: a do deputado federal Waldenor Pereira (PT) e a da vereadora Lúcia Rocha (MDB). Política Livre