Como todo bom trabalhador, Lucas Ribeiro estava curtindo suas férias nesta quinta-feira (13), despreocupado, com familiares e amigos. Foi quando, pela manhã, veio a notícia que pode mudar a vida dele: a convocação para disputar o Sul-Americano Sub-20 pela seleção brasileira. “Fiquei muito feliz quando soube da convocação. Minha família toda me ligou, todo mundo muito emocionado”, contou ao Correio da Bahia.

 

O garoto de 19 anos tem menos de quatro meses como profissional. Ele estreou na equipe principal do Vitória no dia 23 de agosto, em derrota para o Flamengo por 1×0, no Maracanã. O lado “ruim” é que Lucas terá que interromper as férias, que começaram há apenas dez dias. Os treinamentos na Granja Comary já iniciam na próxima segunda (17) e vão até 13 de janeiro.

 

O Brasil estreia no Sul-Americano no dia 19 do mesmo mês, contra a Colômbia. “Que nada! Poderia interromper tudo, é por um bom motivo. Vou trabalhar ainda mais agora para chegar 100% pronto”, disse o zagueiro em entrevista sobre o descanso interrompido. Lucas já havia sido convocado uma vez, em setembro, para dois amistosos usados pelo técnico Carlos Amadeu para observar jogadores. Aquilo deixou o garoto mais confiante.

 

“A gente se dedica para melhorar e cada convocação parece ser a primeira. Fico feliz que meu futebol foi bem visto pelo professor”. Depois de ter estreado na 20ª rodada, Lucas disputou mais 15 partidas pelo Vitória na Série A. Firmou-se como titular e só ficou de fora por suspensão ou por convocação. Ele lamenta não ter ajudado a equipe: “A minha meta este ano era não deixar o Vitória cair. Infelizmente isso não aconteceu, mas lutei e continuarei lutando até o final”.