Uma tartaruga-oliva foi encontrada morta no litoral norte da cidade de Ilhéus, que fica na região sul da Bahia. O animal foi localizado encalhado na última terça-feira (2). Esse é o 76º caso de tartaruga marinha encontrada morta na região de monitoramento do Projeto A-mar, responsável pela conservação da faixa litorânea que vai de Maraú a Canavieiras.

De acordo com o Wellington Laudano, sub-coordenador do projeto, a tartaruga era juvenil e costuma se alimentar na região. Não há informações sobre tamanho e peso do animal. Wellington pontuou ainda que a morte do animal é um indicativo de interação com pesca e ingestão de resíduos descartados de maneira errada pelas pessoas.

Outros casos

No começo deste mês, outras duas tartarugas foram encontradas mortas nas praias do Joia do Atlântico e Sargi, no sul da Bahia. Uma das tartarugas também foi uma oliva juvenil, com cerca de 60 cm de carapaça, foi encontrada na manhã do sábado (29), na Praia Joia do Atlântico, em Ilhéus.

O animal, que estava com hematomas e sangramentos, morreu depois que ficou preso em rede de pesca e se afogou. A segunda foi uma tartaruga-verde juvenil, com carapaça de 42 cm, também foi encontrada morta, na manhã de domingo (30), na Praia do Sargi, em Serra Grande, que fica em Uruçuca. G1

Projeto A-mar registrou 74 mortes de tartarugas no sul da Bahia — Foto: Divulgação/Projeto A-mar