Duas tartarugas marinhas foram encontradas mortas em praias de Ilhéus, no sul da Bahia, neste último sábado (21). De acordo com o projeto A-Mar, que acompanha os animais na região, com esses dois casos, subiu para 111 o número de tartarugas marinhas mortas na área de monitoramento do órgão, que vai de Maraú a Canavieiras.

Segundo Wellington Laudano, coordenador do projeto A-Mar, a primeira tartaruga foi achada pela manhã na praia da Avenida, logo após o Mutirão de Limpeza de Praias. O animal era uma juvenil da espécie verde, e teve corte de uma das nadadeiras e da cabeça.

A tartaruga tinha cerca de 30 centímetros de carapaça. Ainda conforme Laudano, a causa da morte do animal tem relação com a interação da tartaruga com com rede de pesca de arrasto.

A outra tartaruga foi encontrada durante a tarde, na praia do Me Ache. Era um animal da espécie cabeçuda, já na fase adulta. De acordo com o A-Mar, a tartaruga, que era também uma reprodutora, estado em avançado estado de decomposição. A causa da morte ainda vai ser determinada.