A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, tem 96% de taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19. Em Jequié, depois de vários dias com 100% de ocupação, houve uma diminuição no número. Vitória da Conquista tem 96 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19, 50 deles são de UTI e 46 são clínicos, que estão com 66% de ocupação.

A prefeitura informou que, dessa taxa de 96%, 66% são de pacientes de outras 28 cidades da região e do norte de Minas Gerais, e os outros 30% são de pacientes da cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) está com 100% de ocupação, tanto de leitos de UTI quanto de clínicos. O Hospital São Vicente está com a taxa de 75% nos leitos clínicos e 100% nos leitos de UTI.

Já o Hospital das Clínicas está com 65% de ocupação nos clínicos e 95% de UTI. “Iremos abrir mais 10 leitos de Terapia Intensiva no Hospital Geral de Vitória da Conquista e estamos preparando mais 10 leitos para essa próxima semana, a serem inaugurados. Completam 40 leitos no HGCV, mais 20 leitos que estão funcionando também de UTI no Hospital das Clínicas de Conquista”, disse Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde do estado.

Na quarta-feira (15), a prefeitura anunciou a contração de 20 leitos clínicos para atendimento exclusivo de casos da Covid-19 no Hospital São Vicente de Paulo, unidade filantrópica do município. Além disso, também serão instalados 20 leitos clínicos no Centro de Atenção Municipal Coronavírus. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, a cidade registrou 1.365 casos confirmados e 25 mortes.

Também na região sudoeste, a Sesab informou que em Jequié, no Hospital Geral Prado Valadares, unidade exclusiva para tratamento do novo coronavírus, em Jequié, a taxa de ocupação de leitos de UTI diminuiu de 100% para 89%. De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura de Jequié, já foram registrados 2.103 casos confirmados e 51 mortes. G1