EC Bahia

Foi com emoção, mas o Bahia estreou com vitória por 3 a 2 sobre o Salgueiro, em Pernambuco, pela Copa do Nordeste. O Tricolor fez um jogo soberano até os 27 minutos do segundo tempo, quando abriu 3 a 0, mas baixou o ritmo, viu o adversário marcar dois gols em sequência e ensaiar pressão no fim. Ronaldo, Bruno Camilo e Marcelo Ryan marcaram os gols do Bahia, que somou os primeiros três pontos no Grupo A do Nordestão. Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico Cláudio Prates valorizou o resultado, que ajuda a “alavancar o trabalho”.

– Destaque é o comprometimento. Comentei com eles, antes do jogo e durante a semana, que eles têm que comprar a ideia da estratégia montada. Eles compraram, se entregaram ao máximo. A gente sabia que estava jogando contra o campeão pernambucano, uma equipe muito competitiva, com um treinador que está lá há três anos. Então esse triunfo tem que ser muito comemorado. E, acima de tudo, alavanca um pouquinho mais do trabalho deles. Um trabalho que está sendo consistente, para sustentar o grupo principal. E estrear numa Copa do Nordeste… Se não me engano, tem muito tempo que o Bahia não consegue um triunfo num jogo de estreia. É importantíssimo. A gente alavanca isso. A gente sabe que o Bahia tem uma missão muito grande de conquistar esse caneco neste ano. Então a gente começa com muita alegria, já podendo levar o triunfo a Salvador e dar sequência à campanha.

Prates explicou a formação diferente deste domingo, quando formou uma linha de cinco, com três zagueiros. O sistema é debatido com o técnico do time principal, Dado Cavalcanti, que também adotou essa estratégia em alguns jogos do Campeonato Brasileiro.

– A gente estava sem quatro jogadores de meio-campo. A ideia era fazer a mesma formatação. E aqui, com certeza, usando um volante entrando para fazer uma linha de cinco na frente na fase defensiva. Realmente a impossibilidade do Caio, do Raniele, do Luiz e do Jeferson de participarem da partida nos fez optar por uma formação com três zagueiros em uma linha de cinco. E esse terceiro zagueiro era o Everson, que tem qualidade também de volante, saiu bem para o jogo, adiantou. Por vezes, a gente não fez uma linha de cinco, fez um 4-3-3. Então essas variações eles cumpriram à risca, e a gente ficou muito feliz, principalmente pelo comprometimento tático deles.

O jogo deste domingo marcou a estreia do goleiro Matheus Teixeira, que estava integrado ao time profissional. Ele assumiu a posição no lugar de Leandro, que falhou no jogo contra o Juazeirense, pelo Campeonato Baiano.

– O Leandro já foi recuperado, fez um grande jogo contra o Doce Mel [segunda rodada do Baianão]. Acredito que vocês esquecem que a gente está só com o Douglas em condição de jogar pela equipe principal. Obviamente, o Matheus, que é o terceiro goleiro, já estaria dentro do processo do sub-23 se o Claus já estivesse apto para jogar. Claus ainda se encontra em lesão, e, como o principal folgou neste fim de semana, era óbvio que o Matheus ia integrar o grupo de transição. Mas os dois goleiros que a gente tem estão nos atendendo bem. Têm muito a crescer, porque são meninos que precisam evoluir, mas hoje muito feliz pela atuação segura do Matheus. E no outro jogo também, pela atuação do Leandro.

Pelo Nordestão, o Bahia volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o Botafogo-PB, na Arena Fonte Nova, às 18h15. Antes, o Tricolor tem compromisso pelo Campeonato Baiano contra o Unirb, marcado para quarta-feira, também na Fonte. O jogo tem bola rolando às 21h30. (Globoesporte)