O tema do carnaval 2024 de Salvador este ano será “Salvador Capital Afro”. A informação foi divulgada pela prefeitura nesta terça-feira (23), durante o lançamento da programação da folia em um evento realizado na na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, o bloco afro mais antigo do Brasil que completa 50 anos neste carnaval.
O tema é uma homenagem a cultura afro-brasileira presente na capital baiana. Para a folia, a gestão municipal afirmou que vai investir mais de R$ 8 milhões nos blocos afro e afoxés, além de apoiar 130 entidades de matriz africana independentes.
“Bloco Afro não é só Carnaval, pois todo bloco desenvolve atividades sociais na sua comunidade. Nós retratamos aqui a nossa história, cultura e o principal ativo é a nossa negritude. Nós somos a cidade mais negra fora da África”, disse o prefeito Bruno Reis.
De acordo com o gestor, além do investimento, a prefeitura vai isentar as entidades de tributos como Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF).
A abertura oficial do Carnaval de Salvador acontece na quinta-feira (8), na Praça Castro Alves, com o encontro dos trios de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê. A folia tem início ainda nas festas religiosas, como a Lavagem de Itapuã, no primeiro dia de fevereiro, Iemanjá, no dia 2, e o pré-carnaval no sábado (3), com o Fuzuê, que conta com 42 atrações para o circuito Orlando Tapajós (do Clube Espanhol ao Farol da Barra).
No dia 5 de fevereiro a novidade é a “A Melhor Segunda-Feira do Mundo”, com Xanddy Harmonia, com acesso gratuito, de Ondina até o Farol da Barra. Um dia depois, no mesmo percurso, Léo Santana vai realizar o Pipoco. Para finalizar o esquenta da festa, na quarta-feira (7), os bloquinhos de fanfarra finalizam o pré-Carnaval com o circuito Sérgio Bezerra, do Farol da Barra até o Morro do Cristo. G1