Foto: AP Photo/Jim Lytle

Tempestades atingiram o sul dos Estados Unidos neste domingo (14) e deixaram pelo menos oito pessoas mortas e dúzias de feridos. Quatro pessoas morreram no Texas, incluindo duas crianças, segundo a agência de notícias Associated Press e a rede de televisão CNN. Duas morreram na Louisiana — uma delas um adolescente de 13 anos — , uma no Mississippi e uma no Alabama.

Ainda há risco de rajadas de vento de até 160km/h, tornados e chuva de granizo, do leste de Nova York até a Nova Inglaterra, segundo a Reuters. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu avisos de alerta de tornado para partes dos estados de Maryland, Nova York, Pensilvânia e Virgínia Ocidental.

Mais de 134 mil casas e empresas ficaram sem energia no começo desta segunda (15) na Virgínia e na Pensilvânia, de acordo com a Reuters. Quase 90 mil pessoas ficaram sem eletricidade nos estados do Texas, Mississippi, Louisiana, Arkansas, e Geórgia até o meio-dia de domingo, segundo a AP.

Os estados da Carolina do Norte, Michigan, Maryland e Nova York também tiveram milhares de registros de falta de luz. Cerca de 2,3 mil voos foram cancelados no país até a noite de domingo (14). Mais de 90% deles estavam nos aeroportos de Chicago, Houston, Charlotte, Pittsburgh, Columbus e na costa leste, diz a Reuters.

No leste do Texas, duas crianças morreram em uma estrada quando um pinheiro caiu sobre o carro em que estavam, durante uma tempestade no sábado (13) perto de Pollok, a cerca de 241 km a sudeste de Dallas.

Perto dali, na cidade de Alto, pelo menos uma pessoa morreu e cerca de duas dúzias ficaram feridas depois que um suposto tornado atingiu um local histórico, o Caddo Mounds State Historic Site, diz a AP. As aulas na cidade — de cerca de 1,2 mil pessoas — foram canceladas até que a segurança dos prédios esteja garantida, segundo a agência. Informações do G1