Iniciando o ciclo Sebrae Conecta, foi realizado na terça (12), o Encontro com o Especialista do segmento de material de construção. O evento lotou o auditório do Antonius Imperial Hotel, em Santo Antônio de Jesus, com empreendedores locais e de municípios como Amargosa, Cruz das Almas, Jiquiriçá, São Felipe e Valença, que foram se atualizar sobre as novidades para a área. Em sua palestra, intitulada “Cenários e tendências no varejo de materiais de construção”, Regina Blessa mostrou algumas novidades para o segmento, mas chamou a atenção para ações básicas dos empreendedores.

“Não adianta pensarmos em tendências, se o mais básico que o consumidor ainda procura, os empreendedores e lojistas não estão fazendo. É comum encontrar loja que não põe preço nos produtos, outras que entopem os corredores e os consumidores não conseguem andar. Tem loja que não exibe o produto, por exemplo. Então, quando começarmos a se colocar no lugar do consumidor, entenderemos como ele sofre para escolher um produto em nossa loja”, pontua.

Segundo a palestrante, algumas novidades ainda são tímidas no Brasil ou custam muito caro, mas é possível ter uma casa bonita gastando menos. “Nas tendências, temos toda a linha ecológica que ainda vemos pouco no país, a exemplo de linhas de vasos sanitários e chuveiros ecológicos, que no exterior já são comuns. Por outro lado, há materiais que são bonitos e econômicos. Então, hoje uma pessoa que tem uma renda baixa consegue ter uma casa linda sem gastar tanto, com materiais bonitos, de classe e bom gosto”, completa.

Dever de casa

Para Blessa, os lojistas precisam identificar os pontos fortes que fazem ele seguir e os fracos para eliminar e crescer, juntamente com o auxílio do Sebrae. “O Sebrae tem uma importância imensa para o Brasil, com a realização de cursos e consultorias gratuitos. O lojista precisa abrir os olhos e aproveitar a instituição, porque são conteúdos para todos: quem sabe tudo, os que acham que sabem e os que não sabem nada. Todos têm o que aprender”, conclui.

Expandindo o conhecimento

Pedro Brandão é gerente na Casa São Luiz, empresa do ramo de construção atuante há 35 anos no mercado de Amargosa e região. Um dos colaboradores da empresa já participou do Empretec e o próximo será ele. Brandão diz que a palestra permitiu que eles ficassem por dentro das novidades do mercado tem trazido e as tendências que devem ser exploradas no setor. “Algumas dicas como o cuidado com a exposição dos produtos e precificação, por exemplo, são pontos que já trabalhamos, mas que é preciso dar uma atenção especial sempre para que o cliente possa ter um autoatendimento e uma satisfação maiores”, conta.

Para o analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Iuri Clauton, a estratégia do programa Sebrae Conecta é assertiva por fornecer um atendimento setorial e especializado. “Com essa dinâmica, é possível priorizar as oficinas e workshops para um público específico atingindo, nesse caso, os principais gargalos das empresas de materiais de construção para um atendimento melhor com o objetivo de aumentar a lucratividade das empresas e redução de desperdícios”, avalia.

Ele acrescenta que o programa mostra como é possível para o empresário do segmento alcançar o sucesso através dos diversos cursos, missões empresariais e consultorias que a entidade tem a oferecer.

Presente ao evento, o diretor no Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado da Bahia (Core/BA), Jaciel Barreto, ressaltou a importância da parceria do órgão com o Sebrae. “O Sebrae é uma entidade que agrega valor nas ações desenvolvidas e nossa parceria só reitera a caminhada em prol da ampliação da qualidade do profissional de vendas para o consumidor final”, finaliza.