Recentemente foi divulgado na mídia que a cantora Anitta e seu namorado, Gabriel David, teriam feito teste para sabe se tinham o novo coronavírus. Isso gerou grande debate acerca de como os famosos estão conseguindo realizar o exame de forma tão rápida, justamente em meio a uma crise sem precedentes na saúde e falta de testes rápidos em todo o mundo. 

Em nota, a assessoria da artista elucidou o assunto: “Ela e o namorado fizeram o teste porque chegaram com sintomas de gripe no Brasil, após as férias nas Maldivas. Houve uma consulta médica e o profissional de saúde achou por bem fazer um pedido para testar o Covid- 19 em ambos. O exame foi realizado em casa, por coleta domiciliar, marcada por telefone, como qualquer cidadão faz. Nestes casos é cobrada uma taxa para que o exame seja feito na residência. O exame deu negativo e a cantora e seu namorado foram para Angra dos Reis passar a quarentena.”

O infectologista José Valdez Ramalho Madruga, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, explicou quem deve fazer o teste. “Segundo o ministério da Saúde, que tem feito um trabalho muito bom em relação à pandemia, no momento, os testes só são indicados no Brasil para pacientes graves e pessoal da saúde que trabalha na linha de frente”, explica. 

Segundo ele, uma pessoa rica e com contatos (famosa ou não), estaria “cometendo enorme irresponsabilidade ao fazer um teste sem estar dentro dos padrões exigidos pelo ministério”. “Se você faz sem necessidade, você pode estar tirando o teste de um médico. Os testes são poucos em todo o mundo. Se todos os médicos ficarem doentes, ele não poderão atender ninguém, nem você”, ele diz. 

De acordo com o infectologista, as indicações para o teste mudam de acordo com o momento da pandemia. “Mas como uma pessoa pode fazer o teste se não estiver muito mal ou for agente da saúde?”, pergunto. “Ah, infelizmente a gente sabe que isso acontece. Se a pessoa for a um médico particular e convencer esse médico que precisa do teste, o médico pode fazer o pedido, e o teste pode ser feito em um laboratório particular”, ele salienta. 

Matéria do Uol dá conta de que Claudia Leitte achou que tinha gripe e foi testada. Luan Santana também. O mesmo aconteceu com Cléo Pires. A facilidade de fazer testes pelos mais remediados não acontece só no Brasil, ressalta a publicação. Nos Estados Unidos, jogadores da NBA conseguiram fazer testes com facilidade e o fato acabou gerando protestos.