ssp ba

Nos próximos 10 dias, começarão os testes das câmeras nas fardas dos policiais militares. A medida é polêmica, mas defendida por especialistas que afirmam que nos estados em que os equipamentos foram instalados a letalidade nas operações policiais caiu pela metade.

“Nos próximos 10 dias vamos fazer os testes das câmeras de fardas. A primeira vencedora do edital de licitação teve recursos, tiveram que chamar a segunda empresa. Depois de 15, 20 dias de testes, vamos anunciar a estratégia do uso das câmeras novas”, explicou o governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta quarta-feira (9). A previsão é de que até o final do ano elas estejam em uso.

Ele disse ainda que aguarda as câmeras que devem ser enviadas pelo governo federal, mas acredita que os equipamentos comprados por sua gestão devem começar a ser usadas antes.

O governador também anunciou que está sendo elaborada uma nova estratégia de atuação da polícia. “Queremos aproveitar essa agenda de hoje para afirmar que estamos desenhando uma operação paralela ao esforço policial, vamos ver qual estratégia e nomenclatura vamos usar, mas será uma retomada do Pacto pela Vida”, disse.

Jerônimo afirmou também que as mudanças devem afetar a formação policial. “Estou pedindo ao secretário [da Segurança Pública] Marcelo Werner, ao comandante-geral da PM, coronel Coutinho, para que a gente possa intensificar a formação inicial do policial, para que o policial saia pronto e bem formado, mas com a consciência da defesa dos direitos humanos”, finalizou.

Novas viaturas

As declarações foram dadas durante a entrega de 84 viaturas novas para reforçar a frota da Polícia Militar. São 27 veículos semiblindados modelo GM Trailblazer. Outras seis viaturas já estão em atuação na Rondesp Meio Oeste, totalizando 90 novos veículos entregues. O investimento foi de R$ 9 milhões.

Há também 57 caminhonetes modelo GM S10, que foram alugadas para serem usadas pela Corporação. A cerimônia foi realizada no Farol da Barra, com a presença de diversas autoridades públicas.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os veículos vão garantir aos profissionais que atuam nas Rondesps Atlântico, Baía de Todos os Santos, Central, Região Metropolitana de Salvador, Norte, Sul, Leste, Oeste, Meio Oeste, Sudoeste, Chapada, Nordeste, Recôncavo e Extremo Sul mais agilidade no atendimento e maior segurança durante as ações ostensivas, aumentando o nível de operacionalidade e diminuindo o tempo/resposta. Correio da Bahia