Giovanni Augusto desembarcou na Toca do Leão com status de principal reforço do Vitória para a disputada Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de sete rodadas realizadas, o meio-campista passou mais tempo no departamento médico que em campo. Para piorar, Léo Condé tem sofrido na busca por um substituto.
Uma lesão na coxa tirou Giovanni Augusto de quatro jogos na Série B. O meio-campista foi titular nas outras três partidas, contra Ponta Preta, Botafogo-SP e Ceará. Zerado em gols e assistências, ele ainda não teve uma exibição de grande destaque, mas a equipe venceu todas as partidas em que esteve em campo.
Nos quatro jogos de que Giovanni Augusto não participou, o aproveitamento é de 50%. Vitórias contra ABC e Londrina, e derrotas para Atlético-GO e Mirassol. Durante essas partidas o técnico Léo Condé recorreu a diferentes jogadores e estratégias para suprir a ausência do meio-campista.
Thiago Lopes, Matheusinho, Diego Torres e Osvaldo já exerceram a função de armador. Nas três partidas que disputou, Giovanni Augusto foi substituído por Thiago Lopes. Essa também foi a primeira opção de Léo Condé quando ele perdeu o camisa dez. Thiago Lopes foi titular contra o ABC, mas não jogou bem. Ele voltou a ter uma chance no onze inicial diante do Mirassol, em nova atuação apagada.
Os responsáveis pela armação do Vitória em cada rodada da Série B:
- Vitória 3 x 0 Ponte Preta: Giovanni Augusto / Thiago Lopes
- ABC 0 x 3 Vitória: Thiago Lopes / Gegê / Matheusinho
- Vitória 2 x 0 Londrina: Osvaldo / Matheusinho / Diego Torres
- Ceará 0 x 2 Vitória: Giovanni Augusto / Thiago Lopes
- Botafogo-SP 0 x 3 Vitória: Giovanni Augusto / Thiago Lopes
- Vitória 2 x 3 Atlético-GO: Osvaldo / Diego Torres / Gegê
- Mirassol 2 x 0 Vitória: Thiago Lopes / Gegê / Diego Torres
Na partida seguinte, contra o Londrina, Osvaldo foi testado no setor. Ele atuou mais centralizado e cedeu a faixa direita do campo para Matheusinho. Deu certo contra o Tubarão, mas o plano não voltou a funcionar diante do Atlético-GO, quando Osvaldo ficou preso na marcação dos goianos e viveu seus piores minutos na Série B.
- Osvaldo centralizado no meio de campo funcionou contra o Londrina, mas não deu certo diante do Atlético-GO.
Quem recebeu oportunidades ao longo das partidas também não conseguiu dar conta do recado. Foram os casos de Diego Torres, Gegê e Matheusinho. Seja com gol ou assistência, cada um deles tem uma participação direta no ataque do Vitória, mas as contribuições não passaram desses lances.
- Diego Torres: assistência contra o Atlético-GO
- Gegê: gol contra o ABC
- Matheusinho: assistência contra o ABC
Como Giovanni Augusto segue entregue ao departamento médico, Léo Condé vai precisar seguir em busca de um substituto ideal para o camisa dez. A próxima escolha do treinador vai ser conhecida nesta quarta-feira, às 19h, quando o Vitória recebe o CRB, no Barradão, pela 8ª rodada da Série B. Apesar das duas derrotas em sequência na competição nacional, o Rubro-Negro segue na liderança da Segundona, com 15 pontos. Globoesporte