O apresentador Tiago Leifert reagiu a onda de críticas de internautas e publicou um desabafo em seu perfil no Instagram, nesta quarta-feira (12), após ser apontado por relativizar o machismo de alguns participantes no “Big Brother Brasil 20”. Na edição do programa, durante o discurso de eliminação de Hadson, Leifert chegou a comparar as atitudes praticadas por alguns brothers com um jogo de futebol.

“Quem joga bola sabe. Às vezes você dá uma cotovelada no seu melhor amigo, jogando bola. Mas o juiz apita, acabou, acabou”. Em sua página na rede social, o apresentador repudiou a atitude de telespectadores que utilizam a internet como meio para agredir alguns dos participantes e a ele mesmo.

“Vamos combinar uma coisa: Espancar, chutar uma pessoa caída é um ato errado e covarde no mundo real e no virtual. Quando pessoas erram, eu acredito no diálogo, arrependimento, perdão. Em casos mais graves, na Justiça. Isso não é ser condescendente, isso é tomar o caminho mais difícil (e hoje em dia super solitário): O certo. Não acredito que destruir a vida de uma pessoa com linchamento virtual resolva o problema original. Pelo contrário! Ao tentar resolver o problema espancando, você acaba criando outro, gerando ainda mais ódio e violência, ferindo, e provavelmente tirando o foco da solução”, disse o apresentador no início do desabafo.  

Em seguida, ele destacou a hipocrisia de algumas pessoas que defendem causas, mas não agem da mesma forma com o outro. Por fim, afirmou que não mudará sua forma de conduzir o programa. “Linchamento virtual é tão errado quanto qualquer outra coisa, não faz de você uma pessoa melhor e não conserta o mundo. Quem lincha é herói? Ou vilão? Não adianta nada ficar de biquinho quando te atacam na internet e depois atacar os outros com seus milhões de seguidores quando você discorda de alguma coisa. Não adianta nada salvar cachorros e gatos se para isso você destrói reputações e vidas humanas. Não adianta nada ficar falando de ‘empatia’ a cada 3 posts se você não a pratica quando ela é mais necessária, porque ter empatia com quem a gente gosta é mole! Difícil é ter com quem tá errado. Eu jamais vou linchar uma pessoa e não sou Juiz do Mundo, não esperem isso de mim”, completou. 

CRÍTICAS
Nas redes sociais, logo após o fim do programa desta terça-feira (11), perfis que não gostaram da declaração do apresentador pediram pela saída de Tiago do reality e apontaram que o discurso feito por ele estava tratando como vítimas os principais causadores das atitudes machistas. 

“Tiago Leifert você que deveria ser eliminado com 100%… Cara, nem as pessoas que te conhecem, tão te suportando como apresentador do ‘BBB20’. Só falta dizer que você faria e participaria das estratégias dos cara”. “O discurso do Tiago Leifert era pra ter sido sobre respeito. Respeito principalmente com as mulheres. Ao invés disso, ele tratou os homens como vítimas”, escreveram alguns perfis. 

As atrizes Giovanna Ewbank e Bruna Marquezine também comentaram sobre o desempenho do apresentador e criticaram o fato dele passar informações do lado de fora para os brothers. “Tiago anda dando muita informação do mundo externo para o pessoal do ‘BBB’… Domingo falou do jogo, agora falou do Chumbo…”, escreveu Ewbank que teve como resposta uma fala de Marquezine: “E umas informações falsas também… Tá me irritando”. 

Marquezine, inclusive, foi incitada por um perfil para que ela e Giovanna causassem a demissão de Leifert do “BBB” com o poder que possuem. A atriz, por sua vez, esclareceu a situação e negou que faria tal atitude: “Deus que me livre. Eu tenho amigos que amam o Tiago e eu gosto dele por tabela. Não concordo com algumas falas dele no programa, mas não dá pra saber o que é ele e o que vem da direção. Como telespectadora árdua (rs) fico chateada as vezes”. 

por Júnior Moreira Bordalo / Ian Meneses