Pietro Capri/EC Vitória

O torcedor do Vitória Vanderley Leal de Jesus, de 26 anos, saiu do coma 20 dias após ser agredido com barras de ferro, no bairro de Pau da Lima, em Salvador, por integrantes de torcidas organizadas do Bahia e Palmeiras. Ele segue internado no Hospital Geral do Estado (HGE).

Segundo testemunhas, Vanderley Leal de Jesus estava vestido com a camisa do Vitória, horas antes do time enfrentar o Palmeiras, no Barradão, com três amigos e a namorada de um deles, quando o grupo foi abordado por três homens que desceram de um carro.

Todos estavam a caminho do Barradão e correram. No entanto, Vanderley escorregou e foi espancado pelos suspeitos, que fugiram após o crime. “Nesse fatídico dia, eles resolveram pegar o ônibus São Rafael para ganhar tempo, porque gostavam de chegar cedo para evitar aglomerações e tumultos”, contou Cristiani Leal, mãe de Vanderley.

O torcedor precisou fazer uma traqueostomia e respira por meio de um orifício no pescoço. Segundo a mãe do jovem, ele ainda não deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porque apresentou febre causada por pneumonia. “A médica falou que ele ainda está fazendo um pouco de esforço para tossir, então, isso provoca febre”, contou a mãe do torcedor.

O caso é investigado na delegacia de Pau da Lima. A mãe do jovem afirmou que um dos amigos relatou ter sido chamado para identificar um homem preso, suspeito de cometer a agressão. “Um amigo do meu filho me contou que foi na delegacia fazer o reconhecimento de uma pessoa, que foi presa, mas até agora não tive respostas do delegado. Não foi uma agressão, foi uma tentativa de homicídio”, afirmou. G1