EC Bahia

O futebol baiano viveu mais um caso de injúria racial em menos de uma semana. Na noite desta segunda-feira, um torcedor do Vitória publicou em uma rede social uma comparação do atacante Kayky, do Bahia, a um macaco. Após a repercussão negativa, a postagem foi apagada. O Bahia repudiou o ato e informou que, além de denunciar a conta na rede social, prestou uma queixa na Polícia Civil.

No post, o torcedor publicou uma foto da comemoração de Kayky, que imitou uma galinha após o gol marcado no clássico do último domingo. Logo abaixo, ele acrescentou a uma imagem de um macaco, fazendo uma comparação racista entre as duas fotos.

A comemoração de Kayky havia feito alusão ao Ba-Vi de 2018, que terminou após uma confusão generalizada que deixou o Rubro-Negro com uma quantidade de jogadores inferior ao mínimo permitido em campo. A partida foi encerrada com uma vitória tricolor por W.O., e, desde então, a galinha tem sido usada em provocações da torcida do Bahia.

O Bahia se manifestou na manhã desta terça e informou que registrou a ocorrência. – Racismo e injúria racial são crimes imprescritíveis e inafiançáveis. Fizemos a denúncia junto ao Twitter e a mensagem de ódio de um torcedor adversário foi apagada – mas o print é eterno. Conta igualmente denunciada e boletim de ocorrência realizado junto à Polícia Civil da Bahia – diz a publicação do Bahia.