Foto: CDC/ Debora Cartagena

O mais recente Relatório Mundial sobre Drogas da Organização das Nações Unidas (ONU), indicou que o consumo de drogas tem causado mais mortes do que nunca, ao mesmo tempo que o mercado ilegal dessas substâncias tem batido recordes. Os resultados foram apresentados nesta última terça-feira (25), em Viena.

O documento elevou a sua estimativa de mortes vinculadas ao consumo de drogas no mundo para 585 mil em 2017, número maior do que os 450 mil óbitos registrados em 2015. De acordo com a EFE, no ano de 2017, 271 milhões de pessoas, que corresponde a 5,5% da população mundial, com idades entre 15 e 64 anos consumiram drogas.

O total é similar ao do ano anterior, mas 30% superior ao de 2009. Quanto a popularidade das drogas, a reportagem do G1 afirma que a cannabis é a principal, com 188 milhões de consumidores. Mas as mais letais são os opioides, causadores de dois terços das mortes atribuídas ao consumo de entorpecentes.

A droga mais popular é a cannabis, com 188 milhões de consumidores, mas as mais letais são os opioides, causadores de dois terços das mortes atribuídas ao consumo de entorpecentes. O relatório destaca que a prevenção e o tratamento continuam falhando em muitas partes do mundo, e só uma a cada sete pessoas com problemas graves de dependência está em tratamento.