Pelo segundo dia consecutivo, o sistema ferry-boat que liga Salvador à Ilha de Itaparica operou com menos ferries do que o habitual. A semana começou com queixas dos usuários a respeito das filas para acessar as embarcações que fazem o percurso entre os terminais de São Joaquim e Bom Despacho, com duração de pouco mais de uma hora. O atraso no início das viagens também foi alvo de reclamações entre quem aguardava para embarcar, principalmente para um período sem festas ou feriados. Até a última quinta-feira (14), cinco ferries estavam à disposição dos usuários, quantidade que caiu para três nesta terça-feira (19).

De acordo com a Internacional Travessias, atual responsável pela administração do sistema, as embarcações Anna Nery, Dorival Caymmi e Pinheiro estavam funcionando normalmente. Juntas, as três conseguem levar 2.405 passageiros em sua capacidade plena em cada viagem. Ao todo, as operações do ferry boat possuem sete navios (além das três disponíveis para ontem, também fazem parte da navegação os ferries Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares, Maria Bethânia e Rio Paraguaçu); se todos estivessem funcionando, conseguiriam levar 5.717 passageiros e 600 veículos a cada viagem, agora que a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) liberou a totalidade da lotação. Cerca de 15 mil pessoas usam o sistema todos os dias para fazer a travessia.

Ainda segundo informações cedidas pela Internacional Travessias, as embarcações Zumbi dos Palmares (a maior das sete, abrigando 1.094 passageiros e 208 veículos) e Maria Bethânia seguem em vistorias obrigatórias e ainda não foram colocadas de volta à frota, enquanto Ivete Sangalo e Rio Paraguaçu apresentaram problemas durante seu funcionamento, sendo colocadas em manutenção. Entretanto, mesmo com o número reduzido de embarcações, a administradora do ferry-boat considerou o fluxo de carros e pedestres tranquilo tanto no sentido Salvador quanto no sentido Itaparica. A frequência de viagens segue a mesma, com embarques feitos em intervalos de uma hora, das 05h às 23h30 nos dias úteis e de 06h30 às 23h30 aos sábados e domingos.

Tribuna da Bahia