Ainda contagiada com as festividades de comemoração dos seus 144 anos, na última quarta-feira (29/05), Santo Antônio de Jesus abre oficialmente o seu calendário junino. Na manhã desta sexta-feira (31/05), a alvorada percorreu as ruas da cidade para anunciar o início do Trezenário de Santo Antônio, que encerrará com a tradicional procissão do padroeiro no dia 13 de junho. o Trezenário acontecerá na Vila de Santo Antônio, na Praça Padre Mateus, com missa, quermesse e muito forró tradicional.

Aberto com as celebrações para Santo Antônio, durante 30 dias o calendário junino vai festejar o São João, com grandes shows de artista baianos e nacionais, de 20 a 24 de junho, no Espaço do São João, encerrando com a festa de São Pedro da Sapucaia, nos dias 29 e 30 de junho na comunidade da Sapucaia.

Além das rezas, a cidade resgata as tradições do arrasta-pé nos ritmos do forró, nas comidas e bebidas típicas. Neste clima totalmente junino, SAJ será palco do Concurso de Quadrilhas Juninas do Recôncavo da Bahia, dia 09 de junho, no Ginásio de Esportes da Urbis II. Um verdadeiro show de dança, beleza e música, reunindo grupos de quadrilhas de diversas cidades vizinhas.

Com o tema Santo Antônio de Jesus – A Capital do São João na Bahia, a programação oficial do São João será aberta com a celebração da tradicional missa da paróquia de Santo Antônio, com Padre Nelson Franca, no dia 19 de junho, abençoando o evento no Espaço do São João. A festa vai contar ainda com apresentações do cantor Willian Sanfona, com seu forró católico, a Orquestra Sanfônica do Recôncavo e Zé de Belém.

ESTRELAS DA MÚSICA

No principal período do calendário junino, de 20 a 24 de junho, a maior cidade do Recôncavo vai se transformar em um dos principais destinos juninos da Bahia. Mais uma vez, a Prefeitura Municipal de SAJ não mediu esforços para montar uma infraestrutura de grandes festas do país, com dois palcos equipados com tecnologia de ponta, no Espaço do São João, que receberá mais de 100 mil pessoas por noite.

A programação reúne artistas, como Leo Santana, Wesley Safadão, Maiara & Maraisa, Xand Avião, Calcinha Preta, Flávio José, Jaldo Rodrigues, Tarcísio do Acordeom, Dorgival Dantas, Lauana Prado, Toque Dez, Estakazero, Cavaleiros do Forró, Daniel Vieira, Lara Amélia e Kart Love.

Depois dos festejos de Santo Antônio e São João, o calendário será encerrado com as comemorações do terceiro santo junino, São Pedro, nos dias 29 e 30 de junho, em Sapucaia. No interior do município, o São Pedro da Sapucaia atrai muita gente com sua programação tradicional, reunindo reza, muita música e gastronomia típica.

PROGRAMAÇÃO JUNINA

31/05 a 13/06 – Trezenário/Quermesse do Padroeiro
09/06: Festival Regional de Quadrilhas do Recôncavo
19/06: Missa Festiva de Santo Antônio de Jesus
20 a 24/06: Show com grandes atrações nos palcos principais
21 a 23/06: Forró da Vila da Agricultura
22/06: Forró dos idosos
23/06: Forró das crianças
23/06: Arrastão Vô Num Vô
20 a 24/06: Camarote Xodó – na arena de shows no Espaço do São João
29 a 30/06: Festa de São Pedro Da Sapucaia, em Sapucaia, na zona rural.