Agência Brasil

Um mês após o início da vacinação contra a Covid-19 do público de 5 a 11 anos, a Bahia tem mais de 370 mil crianças vacinadas, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. O número corresponde a cerca de 25% do público apto cadastrado no Sistema Único de Saúde no estado.

Em levantamento feito pelo g1, é possível notar uma pequena divergências entre dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e de municípios, uma vez que as cidades finalizam seus dados diários, após o fechamento dos dados da Sesab.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o público estimado no estado entre 5 e 11 anos é de 1.476.908 crianças. A Sesab aponta que mais de 371.996 já receberam ao menos uma dose do imunizante.

Na terça-feira (15), Salvador alcançou a marca de 100 mil crianças vacinadas. Com isso, a cidade tem mais de 51% do público estimado neste grupo já imunizado. No entanto, a estima da Sesab é de um público de 236 mil. Já a prefeitura de Salvador diz que o público habilitado desta idade na cidade é de 181.353.

“No caso das crianças, são dados bastante expressivos, se considerarmos menos de um mês do início da estratégia na cidade contemplando este público”, declara o titular da SMS, Leo Prates. Nas maiores cidades do interior da Bahia, Feira de Santana e Vitória da Conquista têm os melhores percentuais de imunização das crianças com 34%.

Em Feira, quase 19 mil crianças já receberam a primeira dose do imunizante. A cidade tem 56 mil cadastrados no público alvo, segundo a prefeitura. Em Conquista, das mais de 38 mil crianças cadastradas, 13.373 já foram imunizadas com uma dose.

Já no oeste do estado, Barreiras tem quase 5 mil vacinadas entre as 17.662 cadastradas, o que corresponde a 28,3%. No entanto, em Juazeiro, no norte do estado, e em Itabuna, no sul, os números são inferiores a 20%. Juazeiro tem apenas 15% das crianças imunizadas, o que corresponde a 3.390 das 24.564 cadastradas.

A situação é ainda pior em Itabuna. De acordo com a prefeitura apenas 1.792 crianças das 19 mil cadastradas receberam o imunizante. Cidades menores, como Irecê, têm a vacinação infantil mais avançada. Das quase 8 mil cadastradas, Irecê já aplicou doses em quase 4 mil, o que corresponde a mais de 50% do público. G1