Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará com o agendamento de atendimento presencial para todos os serviços disponíveis no portal Meu INSS, a partir do dia 14 de março. Isso inclui pedidos de aposentadoria e pensão por morte, emissão de extratos, certificados e outros documentos, obtenção de resultados, entre vários outros. Desde 2020, devido à pandemia de Covid-19, o atendimento presencial mediante agendamento estava restrito apenas aos serviços que não podiam ser feitos de forma remota, como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa. Ao todo, 91 serviços do INSS já são passíveis de atendimento de forma digital. O agendamento continua sendo feito pelo Meu INSS e pelo telefone 135. Esses serviços também continuam disponíveis de forma inteiramente digital, sem a necessidade de comparecimento nas agências. Nos casos excepcionais em que o segurado não tenha acesso à internet ou telefone, é possível procurar as agências físicas para realizar agendamento ou esclarecimento de dúvidas. No entanto, as unidades que vão prestar este tipo de atendimento dentro das normas de segurança, higiene e distanciamento serão definidas após dia 30 de março.