O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, cobrou em reunião nesta última terça-feira (12) com o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, os repasses da saúde dos anos de 2014, 2018 e 2019. Os aportes estariam em atraso.

Segundo Ribeiro, o secretário se comprometeu a mandar ordem de pagamento para a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Pelo acordo, ficarão de fora dos pagamentos os atrasos de 2014, que terão outra tratativa.

“A saúde é prioridade na gestão tanto dos municípios quanto do estado. Estive aqui para requerer um direito do município e consequentemente do povo. Repasses em dia significam melhoria da saúde. Fábio foi sensível ao pleito, tanto que já se comprometeu em regularizar”, disse Ribeiro segundo o Bahia Notícias.

Conforme a UPB, os atrasos envolvem três repasses: Incentivo Financeiro Estadual para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) – seis parcelas de 2014 (julho a dezembro) e duas de 2019 (janeiro e fevereiro); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – duas parcelas de 2014 (novembro e dezembro), três parcelas de 2018 (outubro a dezembro) e duas de 2019 (janeiro e fevereiro); e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) – quarto trimestre de 2018.