Com o objetivo de debater alternativas para melhorar a eficiência do sistema regulatório de saúde, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, se reuniu com a secretária de saúde do estado, Roberta Santana, nesta última quarta-feira (2), em Salvador. Participaram do encontro ainda o prefeito de Encruzilhada, Dr. Lei, e técnicos da UPB e da Sesab.

“Como eu falei com o governador, temos que enfrentar e resolver esse problema grave que é a regulação que, na verdade, é um problema de todos nós. Eu quero participar efetivamente da resolução e acrescento que a UPB fez questão de ir a São Paulo para estudar a questão. Estamos à disposição para unir prefeitas e prefeitos no sentido de trabalhar para a resolução da regulação”, declarou o presidente da UPB.

A secretária, por sua vez, destacou a importância da regionalização para otimizar a regulação. “A gente tem muita coisa em andamento, incluindo a estruturação de rede de autossuficiência das macrorregiões”, disse Roberta Santana, que garantiu ainda o interesse do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em ampliar o apoio aos municípios para melhorar a atenção básica e evitar complicação de casos que chega à urgência e emergência.

Na oportunidade, a titular Sesab também convidou a UPB para integrar o grupo técnico interno da secretaria envolvido nas discussões de ações de melhoria no sistema da regulação. Farão parte do grupo de trabalho da Sesab o superintendente da UPB, Elve Cardoso, e a coordenadora de Informações Municipais, Jacira Cavalcanti. Bahia.Ba