A cúpula do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), tem dito que a oposição não cogita ter postulante à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) nem apoiar uma eventual candidatura do prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro (PDT). O pedetista já disse  que deseja tentar de novo a presidência, mas ainda não bateu o martelo. O prefeito soteropolitano não pensa em apoiar novamente Luciano Pinheiro.

 

Na eleição de 2017, Luciano perdeu a disputa para o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), por 206 votos contra 139. A avaliação de oposicionistas ao governador Rui Costa é de que gestor de Euclides da Cunha não tem chance e a derrota será pior do que a primeira. “Para que vamos ter essa derrota?”, questionou um aliado de Neto.

 

A oposição também não planeja ter candidato próprio, já que perdeu força no interior. Com a decisão do prefeito ACM Neto de não ser postulante ao governo da Bahia na eleição deste ano, a minoria perdeu diversos prefeitos para o grupo do governador Rui Costa (PT). Na época, o chefe do Palácio Thomé de Souza minimizou e argumentou que os gestores de municípios maiores permaneceram na oposição segundo o Bahia Notícias.

 

Sem candidato próprio, os oposicionistas aguardam as movimentações governistas para definir a estratégia. Até o momento, só Eures Ribeiro confirmou que vai tentar a reeleição.