Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Para ampliar a proteção de foliões turistas e baianos contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador vai intensificar a oferta do imunizante em locais estratégicos, como pontos turísticos da capital baiana. A ação, que acontece em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), será entre os dias 17 de janeiro à 06 de fevereiro, período que antecede os dias oficiais da folia momesca. A abertura da estratégia acontecerá nesta quarta-feira, 17, no mercado Modelo.

As equipes de saúde estarão mobilizadas em pontos volantes com o carro do “Zé Gotinha” e com pontos fixos em locais de grande circulação.  O reforço da bivalente estará disponível para os grupos prioritários de idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; imunossupressos com 12 anos ou mais – é necessário ter um intervalo de 6 meses desde a última dose. Os demais públicos do grupo prioritário, à exemplo de trabalhadores da saúde ou pessoas com comorbidades devem respeitar o intervalo de 1 ano. Para ter acesso a dose será necessário apresentar Cartão SUS, RG e caderneta de vacina.

A vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos afirma que será mais uma oportunidade de se proteger contra o vírus antes de cair na folia. “Essa ação assegura os cuidados à curto e longo prazo com o estímulo de se proteger e preservar a vida do próximo. A imunização resguarda o sistema imunológico para não sofrer os impactos graves em caso de contaminação, uma vez que, o vírus segue em circulação. Até o carnaval, temos a cidade com inúmeras festas e ensaios, ambientes com aglomeração, e para evitar possíveis surtos da doença estamos levando a vacina para locais acessíveis”.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que a ação visa garantir a ampliação da cobertura vacinal. “Quanto mais pessoas vacinadas, menor a chance de circulação do vírus que causa a Covid-19. Precisamos garantir que, mesmo com as aglomerações, não haja aumento de casos da doença. Esse trabalho em parceria com o município é essencial para termos sucesso no combate à Covid-19”, afirma Roberta Santana. A Tarde