A vacinação contra o vírus H1N1 foi suspensa temporariamente em, ao menos, quatro cidades da Bahia após as prefeituras registrarem falta das doses. A previsão é que campanha só seja retomada após o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. Nessa primeira etapa, apenas idosos e profissionais da saúde são vacinados.

A vacinação começaria na segunda quinzena de abril, mas foi antecipada para este mês de março. A decisão foi do Ministério da Saúde, por causa do casos de coronavírus no país. Até a manhã desta quarta-feira, o número de casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na Bahia passava de 70.

Por isso, desde segunda-feira (23) idosos e profissionais da saúde são vacinados em postos e pelo sistema drive thru”, quando as pessoas são vacinadas sem saírem do carro. Apesar disso, cidades como Ilhéus, no sul do estado, Juazeiro, no norte da Bahia, Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e Luís Eduardo Magalhães, que fica no oeste, suspenderam a campanha por falta de doses.

Veja abaixo a situação das cidades

Ilhéus

Na cidade do sul da Bahia, a vacinação está suspensa desde terça-feira (24). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, houve problemas na central de distribuição da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em Salvador.

A previsão é de que novas doses cheguem a Ilhéus na sexta-feira (27). A primeira remessa das vacinas enviadas para a cidade teve 12 mil doses. Cinco mil foram distribuídas nas unidades de saúde e as outras sete mil foram reservadas para reposição.

Juazeiro

Também em Juazeiro, no norte da Bahia, as doses acabaram na terça-feira (24). Segundo informações da Prefeitura de Juazeiro, as vacinas terminaram porque o órgão recebeu apenas 19% do estoque encomendado. A previsão é que a vacinação seja retomada nesta quarta-feira (25).

Lauro de Freitas

Assim como outras cidades, as doses da vacina acabaram em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, no segundo dia de campanha, na terça-feira (24). Segundo a prefeitura da cidade, não há uma a data para que a vacinação volte a ocorrer, já que aguarda o envio de um novo lote da vacina pelo Ministério da Saúde.

Luis Eduardo Magalhães

A prefeitura de Lauro de Freitas comunicou no site oficial que as doses da vacina também acabaram na cidade. A previsão é que um novo lote chegue no município na próxima sexta-feira (27). Apesar disso, a prefeitura orienta que as pessoas só se desloquem para os postos de vacinação na segunda-feira (30), quando a vacinação será retomada na cidade. Veja aqui o anúncio feito pela prefeitura sobre a suspensão.

Esquema de vacinação 1ª fase

  • 23 a 27 de março: idosos que nasceram entre janeiro e março;
  • 30 a 4 de abril : idosos nascidos entre abril e junho;
  • 6 a 9 de abril: para idosos nascidos entre julho, agosto e setembro
  • 13 a 18 de abril: para idosos nascidos entre outubro, novembro de dezembro.

Esquema de vacinação 2ª e 3ª fase

  • 16/04: 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • 09/05: 3ª fase- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. G1