O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta última quinta (20) que vai expulsar o deputado federal Yury do Paredão (PL-CE) do partido.
Como antecipou o g1, os dois se reuniram na manhã desta quinta para discutir a situação do deputado federal após a repercussão negativa de uma foto em que Yury posa fazendo o “L” ao lado de ministros de Lula.
Valdemar publicou uma foto do encontro em uma rede social e escreveu que reafirmou ao parlamentar que ele será expulso “por não comungar dos ideais” da legenda.
A foto do deputado com os ministros de Lula foi feita na última quinta (13) durante um evento promovido pelo governo federal na cidade de Salgueiro (PE).
Foto ‘normal’, diz Yury
Após a reunião com Valdemar, Yury falou à GloboNews e ao g1 que a foto “fazendo o L” não foi uma afronta a ninguém. “Foi uma foto normal”, disse.
O parlamentar, que está licenciado do mandato, descreveu a conversa com Valdemar como “tranquila”. Segundo ele, o presidente do PL afirmou que daria andamento ao processo de expulsão no conselho de ética do partido.
Yury diz que não quer sair do PL – mas não quis comentar a avaliação de Valdemar de que não está alinhado aos ideais do partido.
Conselho de ética do PL analisa
Valdemar já havia pedido ao diretório do PL no Ceará a abertura de um processo de expulsão do deputado da sigla.
O caso ainda será apurado pelo conselho de ética nacional da sigla, pelo fato de se tratar de um deputado federal – mas a palavra final será de Valdemar.
O deputado está licenciado do mandato por “interesse particular” pelo período de 120 dias. A avaliação é de que o afastamento pode ser usado como argumento para se livrar de uma eventual punição, já que o episódio ocorreu durante o período.
Alas do PL discordam sobre punição
O caso mobiliza e divide deputados do PL. Uma ala defende a expulsão do deputado. Outra quer que ele seja punido, em vez de expulso – é que, caso expulso, não perderia o mandato e poderia migrar de sigla. Mas há parlamentares que minimizam o episódio, dizendo se tratar de uma brincadeira de mau gosto.
A reportagem procurou o deputado Yury do Paredão, mas ele não se manifestou sobre o episódio. Em seus perfis nas redes sociais, ele postou uma foto na noite de quarta (19) dizendo que estava embarcando para Brasília
Não foi o primeiro episódio polêmico envolvendo o deputado. Em maio deste ano, Yury posou para uma foto ao lado de Lula e ministros, gerando críticas. Ele também estava entre os parlamentares do PL que votaram a favor do arcabouço e da reforma tributária, em um alinhamento ao governo federal. G1