© Reprodução/ TV Brasil

Uma análise recente da revista americana Consumer Reports revelou dados preocupantes sobre a presença de metais pesados em chocolates. Foram examinadas 48 marcas populares, incluindo Hershey’s, Nestlé e Lindt, e constatou-se que um terço continha níveis preocupantes de chumbo e cádmio, dois metais tóxicos.

Dos chocolates testados, 16 apresentaram quantidades de chumbo ou cádmio acima dos níveis considerados seguros pelo estado da Califórnia. A barra Perugina da Nestlé tinha 539% mais chumbo que o limite seguro, a Evolved apresentou 236% mais cádmio e a Lindt 11% mais chumbo e 13% mais cádmio que o permitido.

Os especialistas da Consumer Reports usaram esse padrão, e não o da Food and Drug Administration, que opera como se fosse a Vigilância Sanitária (Anvisa) dos Estados Unidos. A justificativa é que “os níveis-padrão da Califórnia são os que mais protegem o consumidor”.

Entre as barras de chocolate testadas, a Perugina, da Nestlé, apresentou a maior quantidade de chumbo (539% acima do limite). Alem disso, a Evolved (vendida no mercado americano) apresentou o maior teor de cádmio (236% acima do padrão) e barra de chocolate ao leite da Lindt, que é comercializada no Brasil, teve 11% de chumbo e 13% de cádmio, acima do limite.

A Consumer Reports destaca que analisou 48 produtos diferentes em várias categorias, como cacau em pó, pedaços de chocolate, barras de chocolate ao leite e misturas para brownies, bolo de chocolate e chocolate quente.

Uma constatação dos especialistas é que os chocolates amargos apresentaram níveis mais elevados de metais pesados que o chocolate ao leite. “Mas todos os produtos que testamos tinham quantidades detectáveis ​​de chumbo e cádmio”, disse James E. Rogers, PhD, diretor e chefe interino de testes de segurança de produtos na Consumer Reports. “Dezesseis dos 48 produtos tinham quantidades acima dos níveis de preocupação da CR para pelo menos um dos metais pesados ​​– em alguns casos, mais que o dobro do nosso limite – mas encontramos opções mais seguras em cada categoria de produtos de chocolate”, completou.