A cerca de 10 meses da corrida eleitoral para o Congresso Nacional e para as Assembleias Legislativas, vereadores de duas das maiores Câmaras Municipais de cidades baianas, Feira e Conquista, começam a ensaiar candidaturas para deputado estadual ou federal nos bastidores segundo informações do Bahia Notícias.

 

Em Feira de Santana, pelo menos sete dos 21 vereadores planejam disputar uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados. É o caso do vereador Lulinha (DEM), aliado político do prefeito José Ronaldo (DEM), que pretende concorrer a deputado estadual para ajudar o partidário na gestão do município.

 

Sonhando com uma vaga na Câmara, Marcos Lima (PRP) deve deixar de lado seu primeiro mandato como vereador para tentar ser deputado federal. Gerusa Sampaio (PSD) e o vereador Isaías de Diogo (PSC) completam o time de políticos municipais de Feira que planejam se lançar deputados federais. Segundo o TSE, vereadores podem permanecer no exercício de seus mandatos e concorrerem a qualquer um dos cargos em disputa nas eleições do ano.

 

Apesar da segurança, no time dos que estão em dúvida sobre a disputa em Feira, Eremita Mota (PSDB) ainda ensaia uma candidatura para deputada estadual. A vereadora é parte da direção local do seu partido. Já o vereador Rom do Povo (PTC), aguarda a confirmação de apoio da Igreja Quadrangular para pleitear um lugar na Assembleia Legislativa baiana.

 

Se a articulação em Feira está a todo vapor, as conversas entre vereadores da Câmara de Vitória da Conquista ainda são incipientes. Dos 21 vereadores, apenas David Salomão (PTC) e Gilmar Ferraz (PMDB) pensam em sair candidatos a deputado estadual. Os vereadores têm até julho, durante as convenções partidárias, para formalizarem suas candidaturas.