EC Vitória

O volante Lucas Cândido estreou como titular do Vitória no último sábado, no triunfo de virada sobre a Ponte Preta, no Barradão, pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A primeira impressão dada pelo jogador foi de que a versatilidade será útil ao técnico Osmar Loss, que ganha a opção de mudar a forma de a equipe jogar sem precisar fazer substituições.

Lucas Cândido começou a partida como volante e compôs o meio-campo com Baraka e Léo Gomes, enquanto Gedoz e Wesley flutuavam pelos lados. Durante o jogo, Loss optou por liberar Chiquinho para jogar como meia. Assim, Cândido passou para a função de lateral-esquerdo, posição em que atuou algumas vezes com a camisa do Atlético-MG.

– Me sinto bem atuando nessas duas posições, não é novidade para mim. No Atlético-MG, fiz muito as duas funções e estou à disposição para ajudar. Hoje o jogador precisa saber atuar em outras posições, o futebol atual pede essa flexibilidade – disse o volante.

Com a entrada de Lucas Cândido, Loss conseguiu corrigir um problema que se repetiu nos jogos que antecederam a partida contra a Ponte Preta. Com Ruy deslocado pelo lado direito do campo, o treinador não contava com um atleta com boa marcação e tinha o setor defensivo comprometido, uma vez que o meia não conseguiu render sem estar centralizado.

A formação inicial com três volantes permite também que o técnico tenha um sistema que varia de acordo com os acontecimentos da partida. Com o Vitória em vantagem, ele pode manter a proposta mais combativa e explorar contragolpes. Se precisar ser mais ofensivo, ele libera Chiquinho para atuar em conjunto com Gedoz e Wesley, abastecendo Anselmo Ramon.

Lucas Cândido deve ser mantido como titular para a partida desta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, pela 13ª rodada da Série B. Será a primeira vez que o volante tem uma sequência na temporada. Em fevereiro, ele chegou a três jogos em 15 dias, mas foi no período em que o Atlético-MG alternou entre a formação titular e reserva para disputar a Libertadores da América e o estadual, respectivamente.

– Sim, eu vinha de poucas oportunidades, mas, no mundo do futebol, isso acontece. É importante ajudar, e quero contribuir dentro de campo, me doando da melhor maneira, sendo titular ou entrando no decorrer dos jogos. Mas, com certeza, sendo titular e ganhando sequência, vou pegando confiança para mostrar um bom futebol a cada jogo.

Com 10 pontos, o Vitória ocupa a 17ª colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. O Figueirense, adversário desta terça-feira, está em 10º, com 18 pontos. Globoesporte