Vice-governador da Bahia, João Leão (PP) se reuniu, na quinta-feira (25), com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, dois dias após a polêmica inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista. O evento, que teve o presidente Jair Bolsonaro (PSL), não contou com a presença do governador Rui Costa (PT) após uma briga de paternidade da obra.

Segundo apurou o Bahia Notícias, Leão e o ministro querem garantir uma segurança jurídica e regulatória para a concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, em Ilhéus. O governo Bolsonaro deve investir R$ 5,2 bilhões nas duas obras.   Além de Leão, participaram do encontro os secretários da Casa Civil e Infraestrutura, Bruno Dauster e Marcus Cavalcanti, respectivamente, e o deputado federal Cacá Leão (PP).

Na reunião, se tratou dos entraves regulatórios para dar segurança jurídica à concessão do lote da Fiol, que vai de Caetité a Ilhéus. A previsão é que o leilão aconteça no primeiro semestre de 2020. Também discutiram a viabilização do Porto Sul. Novos encontros devem acontecer entre técnicos do ministério e do governo.

AVIAÇÃO REGIONAL
O governo federal ainda prepara novo investimento do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para o Aeroporto de Barreiras. Os recursos 100% federais serão utilizados para a adequação do equipamento, com potencial para se tornar um polo para a aviação de cargas da região. Bahia Notícias