Quem acompanha Lexa nas redes sociais sabe que a cantora já teve algumas batalhas envolvendo sua saúde. Agora, a funkeira chocou os internautas ao revelar o diagnóstico de uma doença incurável que teve ao fazer alguns exames médicos a pedido da sua ginecologista. Em entrevista no podcast PodPeople, conduzido pela médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, na noite desta última segunda-feira (11), a esposa de MC Guimê contou ter descoberto que tem tireoidite de hashimoto.

“Fui fazer uns exames que minha ginecologista pediu. E aí eu descobriu que eu tenho uma doença chamada tireoidite de hashimoto… A minha memória parece que é meio curta, tenho esquecimentos o tempo inteiro. Percebi algumas coisas, mas o esquecimento era o pior de todos”, falou ela. “Quando recebi o diagnóstico, fiquei muito triste. Ninguém quer ter uma doença autoimune”. Após a revelação, a médica explicou mais do que se trata a doença.

“O hashimoto é quando os anticorpos atacam a tireoide, que é o que dá velocidade no metabolismo. Você deve ter se sentido um pouco mais lenta, um pouco mais cansada, raciocínio que era rápido e ficou devagarzinho, dificuldade de perder peso […] Você tem mais dificuldade de perder peso, qualquer coisa incha mais, retenção de líquido. É uma batalha. É uma doença que é chata, mas a probabilidade de virar um câncer é quase zero. A gente brinca no meio médico que se tiver que escolher um câncer, escolhe o de tireoide. É o mais tratável que existe. É chato, dá um pouquinho de depressão, você fica mais lenta e começar a ter mais autocrítica. Baixa um pouquinho o tesão. Pode ficar com unha mais quebradiça, queda de cabelo… Uma série de coisas que tem que regularizar. Muita mulher tem e não sabe”, completou a médica”.

Lexa ainda aproveitou para fazer um desabafo sobre as críticas na internet, por causa do seu comportamento. “E aí as pessoas ficavam me criticando na internet: ‘Ela fez harmonização facial’. Não, gente. Eu tenho uma doença autoimune e, por isso, altera […] Às vezes eu estava em uma linha de raciocínio e eu esquecia, pedia para alguém me lembrar. Eu falei assim: ‘agora preciso falar sobre isso pois muitas mulheres tem e não sabem. Às vezes estão em quadros depressivos”, disse.

O que é Tireoidite de Hashimoto?

É um distúrbio autoimune que acomete a glândula tireoide, que está localizada na base do pescoço, abaixo do pomo de Adão e tem o formato de borboleta. Essa glândula é responsável por produzir hormônios auxiliadores na regularização de diversas funções do corpo humano. BNews