A Vigilância Epidemiológica da Bahia, ligada à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), confirmou, na quarta-feira (25), o sexto caso de botulismo, que estava sob investigação. Desses, três pacientes permanecem hospitalizados, um já teve alta médica, e dois infelizmente vieram a óbito. Em 2023, foram registrados dois casos confirmados.

O alerta sobre uma “epidemia” de botulismo na Bahia foi divulgado, nesta terça-feira (24), pela médica infectologista, a doutora Clarissa Cerqueira. Os casos aconteceram em Campo Formoso, Salvador, Cícero Dantas, Ribeiro do Pombal e Senhor do Bonfim. A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, detalhou que a Sesab atuou para identificar as causas das ocorrências.

“No processo de investigação, realizado através de prontuários visitas domiciliares e até entrevista com pacientes, foi verificado que nos casos houve uma fonte comum de alimento”, disse. Eleuzina se refere a mortadela de frango, que foi identificada como um possível vetor em quatro casos.

A Sesab informou ainda que tem trabalhado na vigilância dos casos e que foi emitido um alerta para toda a rede de serviço e para o Ministério da Saúde sobre o aumento da doença na Bahia.

“É importante chamar atenção que o botulismo é uma doença rara, continua sendo uma doença rara, mas de qualquer sorte é importante procurar a unidade de saúde para diagnóstico. Bem como ter aquele cuidado que a gente sempre orienta com relação ao consumo de produtos industrializados”, disse Eleuzina.

SOBRE A DOENÇA

A transmissão da doença ocorre pela ingestão de alimentos contaminados pela toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A proliferação é favorecida em processos de produção e conservação inadequados dos alimentos.

Segundo o Ministério da Saúde, a toxina botulínica afeta o controle motor e, por essa razão, pode levar a diversas complicações. Ela pode levar à insuficiência respiratória, que, no geral, é a forma mais comum de morte causada por botulismo. Outras complicações podem incluir:

Dificuldade para falar
Dificuldade para engolir
Fraqueza de longa duração
Fadiga
Pneumonia por aspiração e infecção
Problemas no sistema nervoso em geral Bahia Notícias