Na última quinta-feira (13), 27 pessoas ficaram feridas após um ônibus despencar de uma ribanceira no Acesso Norte, em Salvador. Todas as vítimas têm direito ao Seguro DPVAT, que é garantido a brasileiros em casos de acidentes de trânsito que envolvam carros, motos, caminhões, ônibus e tratores.

De acordo com as regras do DPVAT, não é preciso ter veículo ou pagar o seguro para ter direito à indenização. Dar entrada no benefício é gratuito e as próprias vítimas ou representante legal podem solicitar a indenização. Para cada cobertura há uma lista de documentos que devem ser entregues em um desses pontos. Confira aqui a documentação e onde entregar.

Seguro DPVAT

O Seguro DPVAT indeniza vítimas e beneficiários em casos de morte, invalidez permanente total ou parcial, além de fazer o reembolso de despesas médicas e suplementares na rede privada de saúde.

Nos casos de invalidez permanente, o teto da indenização é de R$ 13.500 [mesmo valor nos casos de morte], que varia de acordo com a gravidade das sequelas. Já para despesas médicas, o reembolso é de até R$ 2,7 mil.

Para informações e consulta de andamento de processos de indenização, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento, das 8h às 20h, através dos telefones 4020-1596, para Regiões Metropolitanas, e 0800 022 12 04 para outras regiões.

No caso de reclamações ou sugestões, o SAC está disponível 24 horas por dia no 0800 022 8189. As pessoas com deficiência auditiva e de fala podem entrar em contato com o 0800 022 12 06. O Seguro DPVAT é pago uma vez por ano pelos proprietários de veículos automotores e indeniza vítimas de acidentes de trânsito ocorridos em território nacional. G1