Foto: EC Vitória / Divulgação

A máxima “no que está ganhando não se mexe” foi colocada em prática pelo técnico Léo Condé neste início de temporada do Vitória. Nos primeiros três jogos da equipe, o Rubro-Negro entrou em campo com a mesma escalação e a base do time campeão da Série B em 2023, com poucas brechas para reforços. A estratégia deu certo nas duas rodadas iniciais, mas não teve o mesmo sucesso na derrota para o Barcelona de Ilhéus, na última quarta-feira. As únicas mudanças no time titular atual em relação ao que terminou 2023 foram o lateral-esquerdo Patric Calmon, o volante Willian Oliveira e o atacante Caio Dantas.

PK assumiu a posição de Edson Lucas, que teve contrato encerrado com o Vitória (Felipe Vieira, remanescente de 2023, segue em recuperação de lesão). O atacante Caio Dantas está na equipe titular para suprir a ausência de Léo Gamalho, que passou por cirurgia no joelho. Já o volante Willian Oliveira é o único reforço titular por opção de Condé (entrou no lugar de Rodrigo Andrade, que passou por recondicionamento físico na volta das férias e atualmente está machucado).

O onze inicial do Vitória nas três primeiras partidas deste ano foi o seguinte: Lucas Arcanjo; Zeca, Wagner Leonardo, Camutanga, PK; Willian Oliveira, Dudu e Matheusinho; Osvaldo, Iury Castilho e Caio Dantas.

Depois de duas vitórias magras contra Jacuipense e Bahia de Feira, essa mesma equipe não conseguiu se impor e amargou sua primeira derrota na última quarta-feira, quando perdeu para o Barcelona de Ilhéus por 2 a 1, de virada, em resultado que custou a liderança do Campeonato Baiano.

Reforços pouco utilizados

Nesta sequência de jogos iniciais, Léo Condé só utilizou três reforços no time titular, o que representa 20% dos 15 atletas contratados até então nesta janela de transferências. Além de PK, Willian Oliveira e Caio Dantas, Condé deu minutos a Eryc Castillo, Caio Vinícius, Lucas Esteves e Raúl Cáceres no decorrer dos jogos. Vale lembrar que, dos 15 contratados, cinco ainda estão sem condições de ir a campo ou chegaram recentemente ao clube: Luan, Everaldo, Maycon Cleiton, Alerrandro e Daniel Jr.

Em entrevista ao longo das últimas semanas, o técnico do Vitória explicou que as poucas mudanças no time titular acontecem em razão de questões físicas.

– A gente teve pouco tempo de treinamento e precisa dar ritmo de jogo para os jogadores. Só vamos conseguir ritmo jogando. Claro que quando chega um resultado negativo as pessoas fazem esse questionamento, mas a gente tem muita convicção do que estamos fazendo. Os jogadores que chegaram, chegaram com a condição física um pouco pior em relação aos que aqui já estavam. Por isso a ideia de manter a base da equipe – explicou após derrota para o Barcelona de Ilhéus.

Jogos e minutos dos reforços do Vitória em 2024:

  • PK (lateral-esquerdo) – três jogos e 270 minutos em campo;
  • Willian Oliveira (volante) – três jogos e 247 minutos em campo;
  • Caio Dantas (atacante) – três jogos e 221 minutos em campo;
  • Caio Vinícius (volante) – um jogo e 52 minutos em campo;
  • Eryc Castillo (atacante) – três jogos e 44 minutos em campo;
  • Lucas Esteves (lateral-esquerdo) – dois jogos e 40 minutos em campo;
  • Raúl Cáceres (lateral-direito) – um jogo e 20 minutos em campo;
  • Não entraram em campo: Muriel, Maycon Cleiton e Alexandre Fintelman (goleiros), Cristián Zapata (zagueiro), Luan e Daniel Jr. (meias), Alerrandro e Everaldo (atacantes);

Aumenta, então, a expectativa se Léo Condé vai mudar o planejamento para os próximos jogos do Vitória. O Leão já volta a campo neste domingo, às 16h (horário de Brasília), para enfrentar o Juazeirense, no Adauto Moraes, pela 4ª rodada do Campeonato Baiano. Globoesporte