Outros municípios além de Salvador e Lauro de Freitas promovem atos em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (24). Manifestantes acampam na Praça Vítor Brito, também conhecida como Praça da Bíblia, em Vitória da Conquista, desde terça-feira (23), segundo informações do Blog do Anderson.

 

O ato foi organizado pela Frente Brasil Popular e reúne diversos movimentos sociais, sindicais e representantes de partidos de esquerda para acompanhar a transmissão do julgamento de Lula, que acontece neste momento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. Na região da Chapada, os protestos também aconteceram ontem.

 

De acordo com o Barreiras Notícias, ruas de Piritiba, Tapiramutá e Andaraí receberam manifestantes com faixas e palavras de ordem, que clamam pela absolvição do ex-presidente. Nesses municípios, os atos foram organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os atos promovidos ao longo da terça-feira, no interior, também bloquearam rodovias estaduais e federais, que cortam a Bahia.

 

No Oeste, a BR-242, em Barreiras, chegou a ser interditada por cerca de 30 minutos no turno da manhã. Já à tarde, os manifestantes se concentraram na Praça Castro Alves. De acordo com o G1, outras cidades que receberam manifestações foram Paulo Afonso, na BR-110; Curaçá, na BA-210; e Casa Nova, na BR-235. No extremo sul, os atos passaram pela BR-101, nas proximidades de Itagimirim, Teixeira de Freitas e Itamaraju, além da BA-275, que liga Eunápolis e a Belmonte.

 

Em Lauro de Freitas, o protesto organizado pelo Asprolf começou às 4h30 desta quarta. O grupo seguiu para acompanhar a transmissão do julgamento em frente à Câmara Municipal da cidade. Já na capital baiana, uma vigília foi programada para acontecer no início da manhã, no Campo da Pólvora. Mas, com a chuva, até às 9h, cerca de 10 pessoas com camisetas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) estavam no local.