Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

O Bahia levou a melhor no último clássico do ano e bateu o Vitória por 2 a 0 na tarde deste domingo, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em jogo da 22ª rodada da Série A. O Tricolor foi melhor no primeiro tempo, abriu o placar com Everton Ribeiro, mas viu o Rubro-Negro crescer na etapa final. Porém, os donos da casa foram mais eficientes e definiram a partida, já nos minutos finais, com belo gol de Luciano Juba para permanecer vivo na luta pelo G-4. O Leão, por sua vez, segue ameaçado pela zona de rebaixamento.

O resultado não tira o Bahia da 7ª posição, mas aproxima a equipe do pelotão de frente. Com 35 pontos, o Tricolor está com um a menos que o Cruzeiro, 6º colocado, que tem uma partida atrasada. A distância para o Palmeiras, primeiro time do G-4, caiu para três pontos. Já o Vitória segue na parte de baixo da tabela, ameaçado pelo Z-4. O Rubro-Negro estaciona na 15ª posição, com 21 pontos, e tem a mesma pontuação do Corinthians, que abre a zona de rebaixamento.

O jogo começou truncado na Arena Fonte Nova, mas era o Vitória que conseguia executar melhor sua proposta, com marcação no campo de ataque do Bahia para diminuir os espaços. Os donos da casa, por sua vez, erravam muitos passes e só conseguiram se encontrar no jogo após o gol de Everton Ribeiro, aos 14 minutos. Daí pra frente as melhores chances foram do Tricolor, que soube controlar o jogo e deu poucas possibilidades para o Rubro-Negro.

O Vitória voltou melhor para a segunda etapa, com mais agressividade em busca do empate. Destaque para as entradas de Pablo, Lawan e Zé Hugo, que deixaram o time ainda mais ofensivo. Este último, inclusive, acertou uma bola na trave aos 26 minutos. Mas a pressão rubro-negra não foi convertida em gol, e o Bahia se aproveitou do cenário para garantir a vitória em contra-ataque puxado por Rafael Ratão, aos 51 minutos, que terminou com gol de Luciano Juba.

Everton Ribeiro tomou uma pancada na cabeça em disputa de bola com Ricardo Ryller no meio-campo logo no início do jogo e ficou com olho inchado. O camisa 10 recebeu atendimento, falou com o árbitro, mas mesmo assim não saiu de campo. Ele parecia sentir que estava predestinado a ser personagem deste Ba-Vi. A resposta veio de imediato, quando ele abriu o placar com chute da intermediária que encobriu Lucas Arcanjo após desvio. Era o que faltava para ele ser substituído por Biel e cair nas graças da torcida.
Depois de ficar fora do jogo diante do Cuiabá por ter levado terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras, Thiago Carpini foi advertido com dois amarelos em sequência e terminou expulso do Ba-Vi por reclamação. Ele vai desfalcar o Vitória mais uma vez na próxima segunda, em jogo contra o Cruzeiro, no Barradão.

O próximo compromisso do Bahia está marcado para o próximo sábado, quando a equipe visita o Grêmio no estádio Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada da Série A. A partida está marcada para as 18h30 (de Brasília). Já o Vitória recebe o Cruzeiro na próxima segunda-feira (19/08), às 20h (de Brasília), no Barradão. Globoesporte