Crédito: Reprodução/E.C. Vitória

Dentro de casa, o Vitória foi derrotado pelo Vasco na 25ª rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo (1) e segue na zona de rebaixamento. Mesmo controlando as ações ofensivas desde o início do jogo e pressionado o time carioca ao longo da partida, o Leão acabou castigado pelo cruzmaltino, que foi eficiente na bola parada e ganhou por 1×0, gol do zagueiro João Victor.

Com a derrota e as vitórias de Corinthians e Fluminense, o rubro-negro se distanciou da saída da degola, ficando a cinco pontos do tricolor carioca, primeiro fora do Z4.

O resultado fez com o que o Vitória fosse ultrapassado pelo Corinthians, amargando a 18ª colocação do campeonato. Para o Vasco, a partida significou a manutenção do 8º lugar, ficando a sete pontos do G6. Agora, o Leão tem duas semanas de treino por conta da Data Fifa para se recuperar antes de enfrentar o Atlético Goianiense, fora de casa, no sábado (14).

O jogo

A partida começou truncada, com os dois times se estudando nos minutos iniciais. Só aos 9 surgiu a primeira chance clara de gol. Na ponta esquerda, Osvaldo tirou um truque da cartola, deu um chapéu no defensor e cruzou para a área, encontrando Carlos Eduardo. O atacante amaciou no peito e bateu forte, mas a bola passou raspando trave de Léo Jardim. Três minutos depois, Osvaldo voltou a incomodar. O atacante recebeu na entrada da área e bateu forte, obrigando o goleiro a fazer boa defesa.

Depois das primeiras chances, o rubro-negro se animou e empurrou a defesa alvinegra contra a parede. O time usava, principalmente, as jogadas pelas laterais com cruzamentos para área. Os zagueiros da equipe carioca, no entanto, foram efetivos nas ações defensivas e afastavam o perigo. Com liberdade para os laterais, o Vitória seguiu atacando pelas alas, porém, quando conseguia finalizar, parava em Léo Jardim.

Após os 30 minutos de jogo, o Vasco passou a controlar, evitando jogadas mais perigosas. Aos 37 minutos, contudo, Osvaldo voltou a fazer a diferença em um contra-ataque. O atacante levou a melhor na velocidade e tocou para a Alerrandro. O centroavante dominou, girou e serviu Carlos Eduardo, na cara do gol. O atacante pegou mal na bola e mandou pelo lado esquerdo do gol, na melhor chance criada pela equipe vermelha e preta antes do intervalo.

Na volta para o segundo tempo, a tendência da primeira etapa se manteve: Vitória atacando, Vasco se defendendo. Os primeiros minutos, entretanto, foram marcados por um jogo morno, sem muitas oportunidades de ataque. Aos 20 minutos, tanto Lucas Arcanjo como Léo Jardim não tinham trabalhado.

Com o jogo morno, o clube carioca se aproveitou e passou a ditar o ritmo, tendo a posse da bola no campo do Leão. Mesmo postado na defesa, o Vitória sofreu com a queda de rendimento do setor ofensivo, que parecia não ter fôlego. Aos 27, o cruzmaltino foi premiado. Depois de conseguir o escanteio, Payet cobrou com precisão na cabeça do zagueiro João Victor, que cabeceou no canto direito para abrir o placar no Barradão: 1×0.

Após tomar o gol, o Vitória se lançou a frente, tentando, como de início, jogadas pelo lado e apostando nos cruzamentos. Na vantagem, o Vasco cozinhou o jogo, fez cera em cada oportunidade de bola parada e assegurou a vitória. Correio da Bahia