(Tiago Caldas/CORREIO)

Pode respirar aliviado, torcedor rubro-negro. O Vitória acabou com qualquer risco de rebaixamento e está garantido na Série B do Campeonato Brasileiro de 2021. O Leão precisava apenas de um empate na penúltima rodada do torneio e venceu o Botafogo-SP por 1×0 na noite de terça-feira (26), no Barradão, resultado que selou a permanência na segunda divisão nacional. O rubro-negro ultrapassou o Náutico e subiu uma posição na tabela, agora em 15º lugar, com 45 pontos e sem risco de ser alcançado mais pelo Figueirense.

A equipe catarinense, com 39 pontos, ocupa a 17ª colocação e teve a queda confirmada após o triunfo do Leão. Rebaixado à Série C desde a rodada anterior, o Botafogo-SP se manteve na vice-lanterna do campeonato, com 34 pontos. O Paraná e o lanterna Oeste, que se enfrentaram nesta terça, com vitória do time paulista por 1×0, são os outros rebaixados.

Assim como durante quase todo o campeonato, o Vitória não exibiu nenhum futebol vistoso, mas apesar de ter faltado criatividade, o time se impôs na marcação, dominou o jogo e quase não correu riscos. Vice-artilheiro da Série B, com 16 gols, Léo Ceará passou em branco dessa vez. Coube a Robson, zagueiro revelado pelo Bahia, marcar contra o único gol da noite.

FALTOU CRIATIVIDADE

O torcedor do Vitória precisou ser bastante paciente. A etapa inicial do jogo reservou poucas emoções. O Leão fez valer o mando, dominou as ações e deu apenas uma brecha ao adversário. Nos acréscimos, Matheus Anjos deu um peixinho diante de César e o goleiro defendeu de manchete. Foi a única oportunidade real do adversário contra a meta rubro-negra. As jogadas ofensivas anteriores foram do Vitória. Eduardo arriscou de longe, mas errou a pontaria.

Lucas Cândido também tentou de fora da área e assustou Igor. O goleiro da equipe paulista chegou a soltar a bola, a viu bater na trave, mas conseguiu fazer a defesa na sequência. Depois, Alisson Farias teve boa oportunidade de cabeça, mas só fez a redonda beijar a rede pelo lado de fora. Apesar das investidas, faltou criatividade ao Leão e o placar não mudou antes do intervalo.

CONTRIBUIÇÃO DO RIVAL

O Vitória iniciou o segundo tempo com mais ímpeto. Logo no primeiro minuto de bola rolando, Léo Ceará chutou da entrada da área e exigiu boa defesa de Igor. Na sequência, Thiago Lopes bateu cruzado e colocou o goleiro do Botafogo-SP para trabalhar outra vez. Depois, Eduardo mandou rasteiro e o arqueiro da equipe paulista levou a melhor novamente. Ele só não conseguiu defender quando foi o próprio companheiro que investiu contra a meta.

Aos 14 minutos, Eduardo cobrou falta e o zagueiro Robson desviou de cabeça. Gol contra e placar alterado no Barradão: 1×0. O Botafogo-SP tentou reagir com Elicarlos e Matheus Índio, porém sem sucesso. O Vitória teve a chance de ampliar com Léo Ceará, só que o centroavante cabeceou para fora. O Vitória encerrará a temporada fora de casa. Na sexta-feira (29), o rubro-negro visita o Brasil de Pelotas, às 21h30, no estádio Bento Freitas. (Correio da Bahia)