Victor Ferreira/EC Vitória

A próxima janela de transferências começa só no próximo dia 10 de julho, mas o Vitória já está se movimentando no mercado para garantir reforços à equipe comandada pelo técnico Thiago Carpini. Nesta segunda-feira (1º), o clube apresentou oficialmente o volante Ricardo Ryller no Barradão. Com o contrato assinado, o Vitória será a terceira equipe brasileira na carreira do jogador.

O último time do jogador antes de chegar ao Vitória foi o Al-Fayha, da Arábia Saudita. Na equipe, o volante se sagrou campeão da Copa do Rei Saudita na temporada 21/22. Com a camisa dos sauditas, Ricardo Ryller entrou em campo 79 vezes, marcando três gols e realizando quatro assistências. De acordo com Ryller, a motivação para voltar ao Brasil aconteceu por ter gostado do projeto oferecido pelo Leão. “Quando eu voltei de férias da Arábia Saudita recebeu o convite para estar nesse projeto e me agradou muito. Fiquei muito feliz e honrado de receber esse convite e de estar aqui”, disse

Ricardo Ryller é o 25º reforço do Vitória para a temporada. O jogador vai precisar disputar posição com outros seis atletas para figurar entre os titulares do Leão. Além de Ryller, o técnico Thiago Carpini conta com Caio Vinícius, Dudu, Léo Naldi, Luan Santos, Rodrigo Andrade e Willian Oliveira. Sobre a concorrência, o jogador reconheceu a qualidade do elenco e pontuou que a disputa vai ser importante para a equipe. “Conheço quase todos, são ótimos jogadores e eu estou aqui para agregar mais ainda, elevar o nível do grupo. Com certeza será uma disputa saudável e quem só tem a ganhar com isso é o Vitória”, afirmou.

“Jogo de primeiro ou segundo volante, mas o que o treinador quiser, eu vou me adaptar ao jogo. Tenho uma característica muito boa do passe, da chegada na frente da área finalizando e isso vai depender muito do esquema tático, do treinador me adaptar a alguma função e estar pronto para ajudar o Vitória na Série A”, explicou o jogador sobre as funções que costuma ocupar dentro de campo.

Apesar da próxima janela de transferências começar no dia 10, o novo reforço só poderá estrear uma semana depois, diante do Fortaleza, pela 17ª rodada. Isso porque, como a abertura acontece em meio à 16ª rodada, a CBF só efetivará as solicitações de clubes da elite a partir do dia 11 de julho.

Relacionado ou não para o duelo diante do clube cearense, o novo volante do Leão disse já ter condições físicas de ajudar o Leão no Brasileirão, mas alertou que a adaptação pode influenciar. “A gente tem feito um trabalho bem intenso nesses dias até abrir a janela. Eu vou estar disposto sim, talvez não 100% pela questão de adaptação, mas creio que o mais rápido possível estarei dentro de campo para ajudar o Vitória”.

Natural de Tangará da Serra (MT), Ricardo Ryller estreou profissionalmente em 2014 com a camisa do Luverdense, quando entrou contra o Atlético-GO na Série B. Além da equipe mato-grossense, o volante de 30 anos também passou três anos vestindo a camisa do Red Bull Bragantino. Fora do Brasil, a trajetória do jogador passou pela Europa e pelo Oriente Médio. Em Portugal, Ricardo disputou 32 partidas pelo Braga entre o elenco principal e a equipe B do clube lusitano. Correio da Bahia