Foto : Antonio Cruz/ Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou hoje (22) que os países europeus mentem sobre o desmatamento no Brasil para atrapalhar comercialmente o país. Ao ser questionado pelo jornal O Globo, sobre uma possível viagem para ver de perto as áreas de queimadas, ele afirmou que tinha outros compromissos no local.

“Não, eu vou ver coisa mais importante. O projeto Acolhida, que nós estamos fazendo lá em Roraima”, disse, a respeito do projeto de acolhimento a venezuelanos no estado. Onyx ainda afirmou que é “leviano o que vem sendo feito contra o Brasil”.

Segundo ele, as críticas à agenda ambiental do governo federal começaram com diplomatas brasileiros e funcionários do Itamaraty, “agredindo o Brasil apenas porque a maioria da sociedade brasileira escolheu Bolsonaro como presidente”.

“Eu não vi matéria de ninguém, veículo algum, saindo para defender o Brasil na Europa. São mentiras ditas na Europa de que o Brasil é um país que desmata. O Brasil desmata, sim, mas não no nível e no índice que dizem”, declarou o ministro.

Para Onyx, o Brasil não precisa aceitar lição de outros países na preservação do meio ambiente e os europeus criticam o governo brasileiro por duas razões: para “estabelecer barreiras ao crescimento” comercial brasileiro e porque a esquerda europeia teria “migrado para a questão do meio ambiente” após a queda do muro de Berlim. O ministro não deu maiores detalhes sobre este segundo motivo.