Foto: Alessandro Dantas

O senador e pré-candidato ao governo da Bahia, Jaques Wagner (PT), minimizou o resultado da pesquisa para as eleições deste ano, divulgada nesta quinta-feira (27), em que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), aparece como favorito para ocupar o cargo no Palácio de Ondina. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Opnus, e contratada pelo Grupo Metrópole. Em entrevista ao BNews, o petista salientou que o cenário muda quando o seu nome é vinculado ao do pré-candidato a presidência da República, Lula.

A pesquisa que saiu hoje coloca cada candidato a governador com seu candidato a presidente que é assim que vai acontecer a campanha. A campanha não vai ser eu sozinho. A campanha é junto: presidente e governador. A tendência é essa. Quem vota no presidente, tende a votar em quem ele pedir para ser governador. Quem votar em Lula, tende a votar em quem ele pedir. Quem votar no Ciro, tende a votar em quem ele pedir. Isso muda completamente o cenário”.

“Eu prefiro esperar […] Acho que tem que ter calma. Eu não acho que tem que correr agora. Quer fazer campanha agora? Vá trabalhar”, acrescentou. De acordo com a pesquisa, no primeiro cenário com nomes isolados, Neto aparece com 52% contra 29% de Wagner. João Roma (Republicanos) e Marcos Mendes (Psol, pontuaram 5% e 1%, respectivamente.

Já no segundo cenário com nome vinculado a pré-candidatos a presidência da República, Jaques Wagner com Lula (PT) aparece com 46% contra 33% de Neto com Ciro Gomes (PDT). Roma com Bolsonaro (PL) e Mendes com Boulos somaram 11% e 1%, respectivamente. Questionado sobre a possibilidade do PDT firmar aliança do PT na Bahia, Wagner afirmou que está mantendo diálogo com a sigla no âmbito nacional.

“Eu não mando no PDT. Estou começando a conversar com o PDT nacional, já que o PDT estadual disse que não quer conversa com o PT e é um direito dele. Só que eu acho que o PDT tem muito mais proximidade programática conosco do que com o União Brasil e até agora não estou vendo nada que o PDT está indo para o lado de lá”, diz. BNews