O senador Jaques Wagner (PT-BA) sinalizou, na sexta-feira (7), ser a favor da inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência, que foi encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Congresso Nacional. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o relator Samuel Moreira (PSDB-SP) e integrantes do governo estudam retirar a Bahia do texto.

Para o petista, não se pode haver “forma diferenciada” de tratamento. “A Previdência é uma questão que diz respeito a todo o país e deve ser debatida com mais responsabilidade e de forma republicana. Não podemos tratar entes da federação de forma diferenciada por serem aliados ou não do governo federal. Muito menos tentar obter apoio de governadores a partir da chantagem ou de constrangimentos”, declarou ao Bahia Notícias.

Wagner voltou a defender que pontos sejam retirados da reforma, como as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural. “Como já declarei outras vezes, sem rever os pontos que acentuam as desigualdades, destacados pelos governadores e governadora do Nordeste em carta divulgada ontem, não há discussão possível sobre esta reforma proposta”, salientou.

A bancada baiana está dividida no Senado. Enquanto Wagner e Angelo Coronel (PSD) sinalizam apoio à presença dos estados em municipais na reforma, o senador Otto Alencar (PSD) tem se posicionado contra.