Foto: Ricardo Stuckert

A XP Investimentos encomendou a primeira pesquisa presidencial após protestos e ameaças de boicote por bolsonaristas. O Instituto Ipespe será responsável por conduzir as entrevistas de intenção de voto na disputa entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

A empresa de investimentos chegou a cancelar uma pesquisa feita em junho deste ano, também sobre a disputa para o Palácio do Planalto. O levantamento maisn recente bancado pela empresa, de3 de junho, mostrava Lula (45%) com vantagem sobre Bolsonaro (34%), com diferença de 11 pontos percentuais.

O resultado causou a revolta dos apoiadores de Bolsonaro, que fizeram manifestações contra a empresa nas redes sociais. A pesquisa ainda indicou que 35% dos eleitores consideravam que Lula tinha a honestidade como atributo, contra 30% que relacionaram a característica com o atual chefe do Executivo.

O levantamento financiado pela XP Investimentos foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no número BR-08220/2022. A previsão de divulgação está para a segunda-feira (25) e custou R$ 84 mil. Serão 2 mil entrevistados.