Foto: Reprodução / Youtube

O pré-candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, rebateu os comentários do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o provável aumento do diesel a ser anunciado nesta sexta-feira (17) pela Petrobras. “Pura demogogia eleitoreira e muito desespero”, afirmou o pedetista, no Twitter. Mas cedo, Bolsonaro – que postula a reeleição – afirmou que um novo aumento poderia “mergulhar o país em um caos“. O diesel tem impacto direto na logística, afetando tanto caminhoneiros como o transporte urbano por ônibus.

A possibilidade de o combustível ficar mais caro cresceu após o Conselho de Administração da Petrobras confirmar a prerrogativa da diretoria executiva de definir a política de preços, atualmente focada na paridade com os valores cobrados no mercado internacional.

Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Importadores, há uma defasagem de 18% entre o preço da Petrobras e a cotação internacional. O reajuste, de entra em vigor no sábado (18), deve ficar entre 12% e 14%.

Para Ciro, Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, não sabem como controlar a inflação. “Um simples reajuste decretado pela empresa derruba os supostos efeitos positivos da redução do ICMS”, argumentou. A redução do tributo estadual – limitando a alíquota a 18% – foi aprovada nesta semana no Congresso Nacional e seguiu para a sanção presidencial. Bolsonaro é favorável à medida. Governadores e prefeitos contestam, alegando perdas que na Bahia chegariam a R$ 5 bilhões para o governo estadual e R$ 600 milhões para os municípios. Bahia.ba