A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) admitiu nesta terça-feira (26), que houve erro do Hospital Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, ao entregar o rim de um paciente dentro de um saco plástico. O órgão foi entregue a família para que eles providenciassem a biópsia do rim de Jeferson Oliveira Bispo, de 21 anos.

No entanto, não foi informado a família o motivo do procedimento, nem se o rim do paciente havia sido atingido por algum projétil de arma de fogo, já que o jovem que foi baleado na última sexta-feira (22). Após admitir o erro, a Sesab agora apura o caso, e diz que a situação pode ter acontecido por causa de uma “falha no fluxo do atendimento”. O paciente segue internado na unidade, e o estado de saúde dele é estável.

Família faz boletim na polícia

O pai de Jeferson, Luciano Bispo, esteve no hospital horas após a nora ter recebido o rim do rapaz. Ele disse que questionou a unidade de saúde sobre o procedimento. “É uma situação muito complicada. A gente fica estarrecido com uma situação dessa. Eu queria uma resposta do hospital, porque nunca vi uma coisa dessas”, disse.

Sem uma resposta do hospital, ele foi orientado pela própria família a prestar queixa na Delegacia de Portão. Ele relatou que, ao buscar esse atendimento, foi maltratado e constrangido pelos policiais, e que por isso a ocorrência não foi registrada.

Em nota, a Polícia Civil disse que disponibiliza tanto a Ouvidoria quanto a Corregedoria, para que seja formalizada a denúncia de mau atendimento. Informou ainda que não “coaduna com as atitudes relatadas”.

Já com relação aos tiro que Jeferson recebeu, a Polícia Militar informou que um adolescente suspeito de envolvimento no crime foi apreendido e levado para Delegacia de Lauro de Freitas. G1